TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira
A partir da revolução industrial e da revolução técnico-cientifica, o Brasil passou por profundas transformações não só econômicas, mas também ambientais. Conquanto, hodiernamente na sociedade brasileira, ainda é possível visualizar o legado dessas revoluções, principalmente no que diz respeito na questão do aumento da produção de lixo em massa. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos que persiste intrínseco e emerge devido a irracionalidade humana e o silenciamento do assunto nas escolas. Assim, hão de serem analisados tais fatores, a fim de que se possa liquida-los de maneira eficaz.
Em primeiro plano, é valido salientar que a falta de racionalidade é uma causa latente do empecilho. Nesse contexto, o filósofo Friedrich Hegel afirma que “A razão rege o mundo”. Sob a perspectiva Hegeliana, verifica-se uma lacuna racional na questão de produção exorbitante de despejos, uma vez que as condutas do cotidiano interferem no problema, como a não separação e o descarte incorreto de resíduos domésticos. Assim, sem uma presença de uma lógica que permita tomar decisões de bom senso, essa adversidade tem sua intervenção dificultada.
Além disso, produção inconsciente de lixo encontra terra fértil na ocultação desse assunto nas escolas. De acordo com o filósofo Jurgem Habermans , a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que a questão do lixo seja resolvida, faz-se necessário debater sobre, principalmente nas instituições de ensino. No entanto, nota-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada no âmbito, uma vez que muitas escolas não abordam muito o assunto pois não se importam tanto com isso. Desarte, trazer à pauta esse tema e debate-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Diante desse cenário, medidas estratégicas devem ser tomadas para minimizar essa vicissitude. Logo, a prefeitura municipal juntamente com as escolas devem criar espaços para debates sobre o assunto, por intermédio de palestras no ambiente escolar com especialistas e com pessoas que despertam a motivação para transformar um mundo melhor. Tais eventos, devem ser webconferenciados nas redes sociais e também abertos para todo o público, com o objetivo de alcançar maior público e maior lucidez. Feito isso, haverá uma sociedade mais consciente na questão do lixo.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO :
▪︎A partir da revolução industrial e da revolução técnico-cientifica, o Brasil passou por profundas transformações não só econômicas, mas também ambientais. Conquanto, hodiernamente na sociedade brasileira, ainda é possível visualizar o legado dessas revoluções, principalmente no que diz respeito na questão do aumento da produção de lixo em massa. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos que persiste intrínseco e emerge devido a irracionalidade humana e o silenciamento do assunto nas escolas. Assim, hão de serem analisados tais fatores, a fim de que se possa liquida-los de maneira eficaz.
OBS:
》Você escreveu as iniciais de “revolução industrial” com letra minúscula, mas é com letra maiúscula “Revolução Industrial”.
》Você escreveu as iniciais de “revolução e técnico” com letra minúscula, mas é com letra maiúscula, ademais, adicione “informacial”, ficando assim: Revolução Técnico-científica-informacional.
》”No que diz respeito na questão” fica melhor “No que diz respeito a questão”.
》Faltou a crase em “devido a irracionalidade”, uma vez que “devido” é devido à alguma coisa, então o correto é “devido à irracionalidade”.
》O que é esse “hão” ?
》Acredito que “liquida-los” tem um acento agudo “liquidá-los”.
》Esse último período poderia ser retirado de boa, visto que você fez certinho sua CONTEXTUALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO e TESE.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Em primeiro plano, é valido salientar que a falta de racionalidade é uma causa latente do empecilho. Nesse contexto, o filósofo Friedrich Hegel afirma que “A razão rege o mundo”. Sob a perspectiva Hegeliana, verifica-se uma lacuna racional na questão de produção exorbitante de despejos, uma vez que as condutas do cotidiano interferem no problema, como a não separação e o descarte incorreto de resíduos domésticos. Assim, sem uma presença de uma lógica que permita tomar decisões de bom senso, essa adversidade tem sua intervenção dificultada.
OBS:
》Você escreveu “valido” esqueceu o acento agudo “válido”.
》Tire a vírgula depois de “senso”.
》Excelente exemplo e argumentação, no entanto, poderia argumentar um pouco mais.
》Repetisse o conectivo “Assim” evite repetições. Substitua por outro, como: Dessa forma, Dessa maneira, Logo etc.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Além disso, produção inconsciente de lixo encontra terra fértil na ocultação desse assunto nas escolas. De acordo com o filósofo Jurgem Habermans, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo, para que a questão do lixo seja resolvida, faz-se necessário debater sobre, principalmente nas instituições de ensino. No entanto, nota-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada no âmbito, uma vez que muitas escolas não abordam muito oV assunto pois não se importam tanto com isso. Desarte, trazer à pauta esse tema e debate-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
OBS:
》Não entendi esse tópico frasal.
》Vê só, isso aqui é só na conclusão: “para que a questão do lixo seja resolvida, faz-se necessário debater sobre, principalmente nas instituições de ensino”. Você só deve dizer o que fazer na CONCLUSÃO, no desenvolvimento você argumenta.
》Essa frase tá um pouco sem sentindo: “nota-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é muito silenciada no âmbito” poderia ter feito assim: nota-se uma lacuna no que se refere a essa questão, já que ainda é muito silenciada no âmbito.
》Erro de digitação, o que é esse “v” aí ?.
》Sempre que você usar a conjunção “pois” coloque uma vírgula antes.
》Tire a crase “trazer à pauta”.
》Não entedi essa parte: Desarte, trazer à pauta esse tema, acho que seria “trazer a pauta desse tema”.
CONCLUSÃO:
▪︎Diante desse cenário, medidas estratégicas devem ser tomadas para minimizar essa vicissitude. Logo, a prefeitura municipal juntamente com as escolas devem criar espaços para debates sobre o assunto, por intermédio de palestras no ambiente escolar com especialistas e com pessoas que despertam a motivação para transformar um mundo melhor. Tais eventos, devem ser webconferenciados nas redes sociais e também abertos para todo o público, com o objetivo de alcançar maior público e maior lucidez. Feito isso, haverá uma sociedade mais consciente na questão do lixo.
OBS:
》Tem uma vírgula antes de “juntamente”
》”As escolas” é crasiado “às escolas”.
》”e com pessoas que despertam a motivação para transformar um mundo melhor” especifique, poderia ter colocado alguns especialistas.
》”webconferenciados” separe “Web conferenciados”.
》O “também” fica entre vírgulas.
》Repetiu a palavra “público” muito próximo, procure sinônimos.
NOTA:
C1: 140
C2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 160
TOTAL: 780
No geral sua redação ficou boa, apenas preste mais atenção em alguns detalhes, como: repetições de conectivos e palavras, tente amarrar mais as ideias que você traz pra não deixar soltas. Qualquer coisa estou à disposição, se quiser pode me mandar mensagens no WatsApp: (82) 981435224, gosto de ajudar pessoas com redação, inclusive, ensino a algumas. Estou a sua espera e a de quem tiver gostado da minha correção :)
Darlan
Sua redação está ótima, os conectivos está bem profundos, passa sabedoria da forma como você defendeu sua tese e apresentou fatos de anos passados, parabéns, se eu fosse um corretor te daria em torno de 800-900, pois, acho que você consegue melhorar um pouquinho mais, parabéns pelo texto! (Quem dera eu escrever assim) rsrs.
Tersya Farias
Texto muito bom!!
Você não repetiu nenhum conectivo e o repertório está bem produtivo, com isso com certeza iria tirar 200 na C2 e C4. A introdução foi muito bem contextualizada, a tese está bem explícita. Em todos os desenvolvimentos, os tópicos frasais está bem colocados. A proposta de intervenção está bem elaborada, talvez ficou em aberto a finalidade da primeira proposta de intervenção, qual seria a finalidade de criar espaços de debate? Onde isso iria ajudar? Mas a proposta está muito boa, só isso que talvez seja interessante especificar.
Parabéns pela redação, a nota com certeza seria +900
(não sou especialista em redação, talvez algumas coisas que eu pontuei estejam erradas)
AnnyJ
( não sou especialista ;) )
seu texto foi bem articulado, mas vc usou conectivos muito rebuscados isso pode te atrapalhar, o consumismo desenfreado poderia ser uma das teses, isso é bem atual. seu D1 ficou confuso, seu D2 você consegue defender muito bem seu argumento, a conclusão ficou boa. Continue assim, a prática leva à perfeição ;)
Luis18
uito boa a sua redação, você exibe grandes conhecimentos linguísticos e gramaticais.
Sua redação ficou exuberante , o que pode ser muito bom por um lado pode te atrapalhar na hora do ENEM. Lembre-se que menos é mais!
Pessoalmente achei o seu d1 um pouco confuso, a racionalidade humana implica perfeição e o descarte indevido do lixo nem tanto.
Com certeza seria 940+