A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 216 a proteção ao patrimônio histórico brasileiro.Mas, observa-se que tal prerrogativa não está sendo colocada em prática, quando esses bens históricos, que foram construídos desde o período da colonização, estão precários no Brasil.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar, a ausência de medidas governamentais para combater esse problema, tendo em vista, uma das maiores perdas da sexta potência do mundo,o Museu nacional do Rio de Janeiro, onde 20 milhões de itens, com valor histórico inestimável , foram perdidos por negligência do governo.
Ademais, é fundamental apontar que boa parte dos indivíduos,não estão cumprindo com seu papel de cidadão em preservar essas riquezas, seja ela material ou natural. A partir dessa afirmativa, nota-se a falta de responsabilidade , visando que o patrimônio histórico é algo imprescindível para identidade de povos.”
Mediante o supracitado, fica claro a imprescindibilidade de uma iniciativa entre o instituto do patrimônio histórico(iphan) e a Unesco em criar leis para promover restaurações de museus, prédios e acervos históricos. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Tal citação de Nelson Mandela, se enquadra muito bem no exposto, levando em consideração que a criação de palestras e campanhas nas escolas, tratando da ética na sociedade pode ajudar esses indivíduos, que ainda não tem um pensamento crítico formado.
GMMF
Oi, tudo bem?
Vou apresentar minha análise em tópicos, espero ajudar.
INTRODUÇÂO:
✔️ Sua tese ficou clara e objetiva. Porém você não apresentou algo que fundamente ela, por isso, a introdução apresentou certas falhas/”vazios”.
✔️ Citou um bom repertório. Mas uma dica que eu dou é você “antecipar” de maneira sutil oque será apresentado no desenvolvimento, desta forma seu texto ficará mais claro, oque é muito importante.
✔️ Outra dica que eu dou é você fazer um esquema simples antes de começar, de fato, a redação. Especifique oque irá colocar colocar em cada parágrafo (tese, repertório, argumentos, proposta de intervenção, …), desta forma você terá algo para se basear e seu texto ficará mais organizado.
DESENVOLVIMENTO:
✔️ O seu Desenvolvimento 1 foi apresentado de uma maneira muito boa, há uma avaliação crítica e em seguida uma comprovação concreta. A única coisa que não o deixou de fato melhor foi seu tamanho, tente aprofundar mais seu repertório. Quando você amplia o uso de um repertório, fica ainda mais nítido e fácil para o corretor, o que ajuda na nota.
✔️ Indo ao Desenvolvimento 2, senti a mesma falha do desenvolvimento 1. Tornou-se mais expositivo… Busque utilizar argumentos mais concretos.
CONCLUSÃO:
✔️ Você apresenta uma proposta, oque com certeza não é nada mal. A dica que eu posso te dar é utilizar dois propostas de intervenção quando puder, porém apenas faça isso para apresentar intervenções que sejam realmente válidas.
✔️ PROPOSTA: Incompleta (tem agente, ação, modo/meio, não há detalhamento ou mesmo finalidade), é muito importante apresentar estes 5 elementos, caso algum não esteja claro a sua nota será afetada pela competência 5 (ENEM).
✔️ Você deixa ainda subentendido uma outra proposta de intervenção (“levando em consideração que a criação de palestras e campanhas nas escolas, tratando da ética na sociedade pode ajudar esses indivíduos, que ainda não tem um pensamento crítico formado.”). Isso pode causar dúvida ao corretor, portanto evite esse tipo de proposta. SEMPRE DEIXE CLARO QUAL MENSAGEM VOCÊ QUER TRANSMITIR.
GERAL:
✔️ Presença de alguns erros ortográficos. São poucos erros, mas é sempre boa dar uma revisada nas regras gramaticais.
Parabéns pelo seu texto, ficou muito bom. E espero que minhas críticas tenham sido construtivas. ✨
yksvokiahct
Oi, tudo bem?
Intro- boa. Cada elemento no seu lugar. Apenas acrescentaria no final uma apresentação da tese ou do desenvolvimento, simplesmente. Algo como “convém analisar as causas desse impasse”.
D1- argumentação fraca. Parece-me que os componentes desse desenvolvimento estão emaranhados. Tente colocá-los em seus devidos lugares (com a ajuda de pontuação e conectivos adequados).
D2- faltou repertório para embasar o seu argumento.
Conclusão- a proposta de intervenção está incompleta. Lembre-se sempre de, na revisão, conferir se na intervenção há agente, ação, modo, finalidade e detalhamento. Ademais, a citação aqui é desnecessária; foque na proposta de intervenção.
mariáh_astolphi
Eu senti falta de pontuação, e de períodos em seus parágrafos
Na conclusão as 5 coisas que tem que aparecer (agente, modo, ação, detalhamento e finalidade) não foram bem definidas, para uma redação pro Enem vice perderia pontos na competência 5.
Você fez um bom uso dos conectivos, eu só trocaria a que “mas” que na minha opinião ficou perdido em meio a um vocabulário formal e trocaria por um “todavia”ou um “contudo” sabe? Assim tem uma aparência melhor o seu texto.
As alusões e citações foram boas
Parabéns
Nery
olá, bom dia!
Vou dividir a correção por parágrafo. Acredito que fica melhor para o entendimento.
Introdução
Você iniciou com um repertório da Constituição o qual foi de muita boa escolha nesse tema, parabéns. Conseguiu linkar e fez com que o repertório estivesse completa no que diz respeito às exigências da banca do enem. Bom, mas você não deu um “spoiler” do que vai ser dito nos outros parágrafos de desenvolvimento. Não deu os argumentos que fundamentem a sua tese, isso demonstra falha no projeto de texto. Ainda, logo de início há 4 erros
Constituição Federal são com letras maiúsculas, como são duas palavras, fica contando como 2 erros. Além disso, há mais dois desvios da posição da virgula: “prevê em seu artigo 216 a proteção ao patrimônio histórico brasileiro.Mas, observa-se que tal prerrogativa não está sendo”
Após o prevê, possui vírgula para destacar o adjunto adverbial deslocado “em seu artigo 216.
A vírgula após o “Mas” é equivocada. Recomendo a você sempre iniciar períodos de oposição com outros conectores como o no entanto, entretanto…
Desenvolvimentos:
O seu desenvolvimento 1 gerou em torno da falha governamental, não teve um progresso textual. Faltou discutir mais, embasar melhor, ser mais crítica e analítica quanta a sua ideia. Sempre escolha um pinto de vista e o defenda, com toda a vontade. Abuse das palavras de juízo de valor.
O mesmo com o desenvolvimento dois: faltou discorrer mais!
Conclusão:
Se você estiver fazendo no modelo enem, a proposta de intervenção faltou alguns elementos, estando ela incompleta. Além disso, colocar citações na conclusão é mais uma falha de planejamento textual. Pense a conclusão como um parágrafo o qual você vai concluir algo, ou seja, não terá nenhuma ideia nova, apenas retomada. Quando você insere uma informação nova, parece que a conclusão não está servindo como um paragráfo concousico, e sim aditivo. Apenas retome as ideias e forneça a proposta de intervenção. No mais, é isso!
Parabéns pelo texto!
Jffgg
oi espero ajuda
seus desenvolvimentos estão muito curtos, vc pode argumentar melhor neles. No seu D1 só tem uma frase e isso é errado desenvolvimentos de redações com boas notas usam de 3 à 4 frase em cada D. Na sua intervenção faltou a finalidade. Tente fazer uma proposta de intervenção clara, deixando bem nítido onde estão os 5 elementos. vc trouxe uma citação que poderia ter sido traga antes no texto para ajuda na C3, pois a conclusão é só para fazer a intervenção e retomar algumas coisas que vc trouxe durante o texto. Também poderia ter mais conectivos em frases.
C1- 160
C2- 120
C3- 120
C4- 160
C5- 120
Yasmin Gouveia
VOU PAUTAR COISAS IMPORTANTÍSSIMAS PARA SUA VIDA OK ;)
PRIMEIRO: SEJA ORIGINAL! sim, só de ler a sua introdução eu percebi que foi copiada de algum lugar, isso porque eu já li inúmeras redações que começam exatamente do mesmo jeito! Se você tem conhecimento da estrutura, de assuntos sobre o tema, por que se prende a isso? O que faz você entrar na internet e pesquisar um modelo pronto de redação sendo que você tem O ANO INTEIRO pra estudar? ESTUDE! Desenvolva textos ORIGINAIS! APRENDA DE FATO A FAZER UMA REDAÇÃO!
*** Sua intro não tem aquele gosto de “quero mais”, não tem aquela pincelada do que será tratado no texto.
SEGUNDO: NÃO SENTI FIRMEZA NO SEU DESENVOLVIMENTO 1. O texto não está corretamente interligado. Tenho a impressão de que você não teve onde se basear.
*** você tem erros ortográficos, muita dificuldade em definir orações e isso faz com que você não saiba definir pontos e vírgulas (principalmente). Dica: estude mais sobre isso ok.
TERCEIRO: CADÊ O APROFUNDAMENTO SÓLIDO? seu terceiro parágrafo não foi bem embasado. Dica: leia mais notícias, aprenda sobre as leis… Caso não se lembre de nada na hora da prova, utilize textos motivadores para parafrasear estatísticas.
QUARTO: SUA PROPOSTA NÃO ESTÁ COMPLETA. Senti falta da descrição detalhada de tudo. Em primeira mão eu fiquei um pouco confusa.
*** cadê a finalidade?
DICAS: *** VOLTE NO INÍCIO, ESTUDE A ESTRUTURA DO TEXTO, VEJA ONDE SE ENCAIXA CADA PARTE
*** SEJA ORIGINAL, CONFIE EM SI MESMA E SE ACHE CAPAZ DE ESCREVER UMA REDAÇÃO INTEIRINHA TIRADA DA SUA MENTE
*** ESTUDE ORTOGRAFIA EM GERAL E AMPLIE MAIS SEU VOCABULÁRIO, ISSO NUNCA É DEMAIS
*** APRENDA NOVOS CONECTIVOS E SUAS FUNÇÕES
*** NÃO SE ESQUEÇA DE QUE A REDAÇÃO É A PARTE MAIS HUMANA DA PROVA, ENTÃO SE FAÇA PRESENTE NELA! USE AO MENOS UMA VEZ A PALAVRA INFELIZMENTE EX: “INFELIZMENTE ESSE IMPASSE SE AGRAVA A CADA DIA”
BONS ESTUDOS ;)