Favor, se possível, corrigir avaliando as competências no modelo Enem, obrigado!
“O amor da democracia é o da igualdade” é uma frase do Barão de Montesquieu, que retrata o sistema democrático como uma maneira de igualdade. Entretanto, no contexto atual, um sistema igualitário não é aplicado no âmbito social. Visto que somente as áreas melhor desenvolvidas no critério quantitativo de renda possuem acesso ao cinema, regiões menos favorecidas, como as periferias, acabam desvalorizadas.
Em uma primeira análise, segundo os dados coletados da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), devido à grande expansão do cinema desde o ano de 1975, aproximadamente 120 milhões de pessoas recorreram à viver nas cidades. Em mesma analogia, o investimento ínfimo nas regiões mais precárias levam seus residentes optarem pelo deslocamento à lugares com um grande índice de urbanização, visando o acesso ao cinema.
Em segundo plano, a problemática das regiões mais desvalorizadas entra em paralelo com outro estereótipo: condição financeira. De mesmo modo, 88% da população assiste filmes em casa, porém, apenas 19% destes vão ao cinema e 17% de toda a população frequenta o mesmo.
Diante dos supracitados, uma intervenção faz-se necessária. Urge ao Governo Federal, na figura da ANCINE, o uso de verbas governamentais para a criação e melhor concentração do entretenimento em áreas mais pobres, como o interior do norte e nordeste. Visando assim, um direito do acesso ao cinema igual entre todos, como dissertava Barão de Montesquieu.
martinsmanuh
olá,
gostei de sua redação,principalmente no primeiro paragrafo em que você comparou se tema com a frase, “O amor da democracia é o da igualdade ” achei super interessante esta comparação .
Achei sua redação bem resumida apenas o necessário sobre o tema ,acho isso legal, “quando o resumido da o tanto de linhas ,e não precisamos enrolar rsrsr”.
não sou boa em redação, mas acho que esta tudo certo com o modelo do ENEM.