Foi sancionada recentemente a lei 14108 que promove incentivos na “internet das coisas”, uma revolução tecnológica que tem como objetivo que o mundo físico e digital se torna um só. Porém o Brasil ainda sofre com problemas de inclusão digital e analfabetos digitais.
O livro “Cibercultura”, de Pierre lévy, mostra como a sociedade está hiperconectada, ou seja, as pessoas vivem uma realidade paralela à digital, que se entrelaça. Muitas pessoas não têm acesso a essa hiperconectividade que faz com que estejam socialmente marginalizadas, ficando claro que a exclusão digital coopera diretamente para exclusão social tirando da sociedade várias direitos básicos.
Ademais, o baixo acesso a essas ferramentas digitais leva ao analfabetismo digital. Segundo o relatório feito pela revista The Economist, juntamente com Facebook, mostrou que no quesito de alfabetização digital Brasil está na 66 posição de 100 países. Isso evidencia que o país tem seu avanço travado pelo nível de despreparo e falta de educação digital.
Portanto, fica claro que é necessário que o Estado tome medidas que mudem a situação atual. Cabe ao Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação implementar atividades curriculares nas escolas que contribuam para a formação de professores e alunos alfabetizadas no que tange ao meio digital, para que o acesso e domínio das novas tecnologias seja democratizado. Assim, o acesso à internet seja um direito garantido para todos os cidadãos que possam participar da “internet das coisas”.
AnaClara244
Olá, Sua redação esta muito boa. Você fez o bom uso dos conectivos e não tem erro ortográfico, meus parabéns.
Eu só acho que você usou muitas informações, a nova lei aprovada, o livro e o relatório. Isso pode ate ser bom mais você deixou elas muito vagas na redação. Se você tivesse usado apenas duas delas e ter especificado mais sobre, acredito eu que você ia tirar nota máxima.
Espero ter ajudado!
clarampiccinin
Oii Laire, tudo bem?
Gostei bastante da sua redação ,as tem alguns aspectos que precisam de atenção!
No primeiro parágrafo, sua introdução ficou muito curta com pouca informação.
Ao colocar o seu repertório, seria legal no 2 período que você relacionasse com o que está ocorrendo no país! Nota-se também que faltou uma tese!! Na tese é necessário que você deixe explicito o que ira falar no texto! No seu caso, os seus argumentos se basearam em dois pontos: a marginalização das pessoas que não estão inseridas na hiperconectividade, e a consequência, o analfabetismo!! Sempre deixe claro os dois pontos dos seus desenvolvimentos ( 2 e 3 paragrafo) na tese!!
No segundo parágrafo, sugiro que tente encontrar sinônimos de palavras, para evitar repetições (hiperconectividade)
No terceiro parágrafo também, pois você utilizou a palavra digital 4 vezes!!
E no último poderia trocar a palavra internet no inicio do último período para rede, por exemplo! Mas a proposta de intervenção ficou bem completa! Parabéns! Espero ter ajudado! Te daria 780!!