Código de defesa do consumidor

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A relação entre cliente e empresa, para que não ocorra uma possível quebra de contrato ou violação dos direitos, tem sido de suma importância nos tempos atuais, onde enfrentamos uma pandemia, e muitas pessoas veem apenas o mercado online como opção valida. Porém, ao notar o alto índice de queixas sobre descumprimento do Código de Defesa do Consumidor, é possível afirmar, que não são todos os fabricantes que seguem as leis. Neste sentido, é visível que a escassa abordagem do assunto, junto da falta de responsabilidade dos estabelecimentos, majoram essa situação.

Primeiramente, é importante ressaltar, que o problema deriva, em muito, da falta de medidas governamentais sobre esse tópico que – de acordo com o site de notícias G1, em 2018 no Procon, houve mais de 2,2 milhões de clientes insatisfeitos, que 19% dessas reclamações ficam irresolvidas. Por conseguinte, causando um enorme descontentamento na clientela, o que em alguns casos, pode até gerar uma revolta nos clientes.

Ademais, quando se trata do Código de Defesa do Consumidor, os comércios, principalmente online, tem muito a melhorar; a falta de informação clara e o descumprimento de oferta, que segundo o Idec, são as principais reclamações apontadas pelos consumidores. Sendo assim, concluí-se que o CDC é uma lei eficaz, por ser atual e cumprir princípios gerais. O grande problema e o descumprimento da lei, e a falta de responsabilidade dos fornecedores em prestar um serviço de qualidade para o consumidor.

Portanto, para melhorar, tanto a situação do consumidor, como a falta de doutrina empresarial, o Estado deve agir para desbravar essa situação. Nesta esfera, o Governo Federal deve encaminhar, em regime de urgência, ao congresso um projeto de lei que aumente a multa aplicada à quebra de contrato nos fornecedores, afim de que se possa, a curto prazo, coibir essas praticas. E de sua parte, o Ministério do Trabalho deve, por meio de campanhas publicitárias, advertir as empresas, que não cumprir o tratado com o cliente, sobre o risco eminente de multa, para que assim eles fiquem mais conscientes das consequências dos erros cometidos. Somente assim será possível combater esse rompimento do Código de Defesa do Consumidor, e garantir mais segurança aos clientes.

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3 Correções

  1. Oi espero ajudar.
    Intro: “A relação entre cliente e empresa: para que não ocorra uma possível quebra de contrato ou violação dos direitos, tem sido de suma importância(OQ TEM SIDO, A RELAÇÃO COM A EMPRESA OU UMA POSSIVEL QUEBRE DE CONTRATO, teria sido melhor vccter colocado : ) nos tempos atuais, onde enfrentamos uma pandemia, e muitas pessoas veem apenas o mercado online como opção valida”. O resto esta bom, só toma cuidado com as retomadas para que isso nao ocorra denovo.
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    D1: “é importante ressaltar,(tira essa aqui para melhora o progressão textual) que o problema deriva, em muito,”. “descontentamento na (clientela), o que em alguns casos, pode até gerar uma revolta nos (clientes).” Toma cuidado com repartições de palavra clientela significa grupo de CLIENTES, ou seja vc talvez pensou que nao esta repetindo mas na verdade esta. Pode perde ponto por isso. “tópico que – de acordo” reescreve para fica melhor ” tópico. De acordo” fazemdo isso vc deixaria claro o seu topico frasal do jeito que vc escreveu parece que nao existe o TF.

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  2. No primeiro parágrafo você usou primeira pessoa em “onde enfrentamos uma pandemia”, com isso você deixa o texto mais “informal”. Recomendo utilizar apenas terceira pessoa.
    No segundo parágrafo depois de ressaltar não vai vírgula. Você colocou ” o problema deriva”, qual problema? Explique.
    Na proposta de intervenção você colocou que “o Estado deve agir”, mas Estado está muito amplo, troque por um dos poderes, Executivo, Legislativo ou Judiciário (fique atento no que cada um faz). Além disso você colocou que o Estado deve agir, mas agir como? O Estado era pra ser o “quem” na sua proposta então você deveria colocar juntamente com ele os outros elementos. Espero ter ajudado.

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  3. Oii, no primeiro parágrafo você usou “enfrentamos”, preste atenção quando a isso pois o texto dissertativo argumentativo deve ser escrito em terceira pessoa. Acho que você poderia contextualizar melhor essa introdução. Você foi bem sintético no desenvolvimento mas fique mais atento a gramática rsrd, achei que sua conclusão ficou muito longa, sugiro que você escolha apenas uma proposta e a elabore melhor, especificando o agente e como vai ser feito. Bjos

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