TEMA: Maus-tratos aos animais

  • 0

Segundo a Constituição Federal de 1988, cabe ao poder público proteger a fauna e a flora, vedadas práticas que submetam os animais a crueldade. Entretanto, no Brasil, em meio a pandemia  do coronavírus, houve aumento do número de animais domésticos abandonados no país visto que as leis atuais e a punição devida dos infratores não têm sido suficientemente aplicadas para a proteção deles.

Nota-se a princípio que apesar da inovação da Constituição Federal de 1988 garantir a proteção e defesa do meio ambiente e dos animais, de acordo com diversas organizações não-governamentais, ocorreu o aumento da porcentagem de animais abandonados em meio ao contágio pela COVID-19 no Brasil. De fato, seja pela crise e a mudança de vida causada por ela, já que muitas pessoas perderam seus empregos, tal aumento evidencia que as legislações brasileiras de proteção animal são brandas. Assim sendo, o direito mais utilizado é aquele que beneficia o homem em detrimento do direito animal pois na maioria das situações de negligência, os infratores permanecem impunes.

Ademais, ainda que a pena contra o abuso animal tenha sido ampliada para dois a cinco anos de reclusão e multa para os transgressores, na prática ela se torna ineficaz. Isso acontece porque as raras condenações havidas acabam sendo substituídas por prestação de trabalho comunitário ou pelo pagamento de cestas básicas, que em conformidade com algumas associações como o Instituto Luiza Mel, tornam-se inadequadas para a real efetivação da proteção à causa animal, visto que em decorrência de tal impunidade os descumpridores não viabilizam o cumprimento do regimento.

Dessarte, o direito animal deve ser protegido mediante leis e punições eficazes no Brasil. Nesse sentido, o Congresso Nacional – centro de exercício do Poder Legislativo Federal – sob a lei do bem-estar animal, deve instaurar multa punitiva de dois mil reais para o indivíduo que for flagrado condenando ou submetendo animais à algum tipo de violência ou 3 anos de prisão sem direito à fiança. Além disso, é necessário que através do projeto ”Não compre. Adote”, o governo Federal incentive o processo de adoção por meio do aumento de impostos sobre a compra de animais com o intuito de cumprir a Constituição e assegurar amparo à fauna no país já que, como defendia o presidente Abraham Lincoln, o ser humano integral é a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei muito da sua redação, mas vou te dar umas dicas para melhorá-la ainda mais: primeiramente, no 2° parágrafo, no D1, acho que ficaria melhor se vc mudasse um pouco, já que você voltou no que já havia dito na introdução;
    Além disso, no último parágrafo, você acabou por colocar muitas propostas, o que fez com o que não conseguisse desenvolver corretamente elas, assim, foque em apenas 1 ou 2 propostas e detalhe bastante (quem, através do que, o que, por que…);
    E, só pra finalizar, você escreve muuuito bem, mas acabou por errar algumas vírgulas, não colocá-las quando deveria, etc. É super normal, mas creio que isso possa tirar pontos da sua redação, então, estude um pouco mais sobre isso, ok?!
    Não sou nenhuma profissional e também cometo muitos erros nas minhas redações, porém, tentei corrigir com o que sei! Acho q você conseguiria uma pontuação boa, 800+.

    • 1
  2. Gostei bastante da sua redação! Mas acredito que você precise melhorar no 3 parágrafo! É sempre recomendado que possuam 3 períodos!! Dessa forma, não fica muito longa a sentença, e por consequência não a torna cansativa!!
    Na intervenção não é necessária colocar 2 propostas, se estiver com tudo necessário e um detalhamento, é completamente suficiente!!!
    Continue praticando! Te daria 770!!

    • 1
  3. Adorei seu texto, mudaria apenas o repertório do segundo parágrafo já que foi o que você usou para contextualizar na introdução. Você poderia trazer os índices do crescimento do abandono na atual pandemia e talvez até comparar com antes. Acredito quem “em primeiro plano/ em primeira análise” ficaria melhor doq “nota-se primeiramente”. E focaria em apenas uma proposta de intervenção, assim poderia trabalha-lá melhor e o parágrafo não ficaria tão extenso. Parabéns pelo seu texto 😃

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.