De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer de pulmão, comumente causado pelo tabagismo, é uma das principais causas de morte em todo o mundo, consequência acarretada devido a dependência do uso de cigarros e quase 80% dos 1,1 bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda. Bem como as maiores motivações para alimentar ou induzir esse vício, são as publicidades, status social e há ainda pessoas que desenvolvem compulsão pelo cigarro.
Em uma primeira análise, temos o marketing do tabaco durante o século XX, onde a chamada “era de ouro do tabaco”, em Hollywood, mantinha em cena astros de cinema com o comportamento “descolado”, típico de uma juventude saudável e moderna, onde o cigarro era o objeto que transmitia glamour, rebeldia, beleza, liberdade e muitas vezes associados ao desempenho sexual e esportivo. Desta maneira seguia influenciando os jovens, idade em que a maioria dos usuários se tornavam dependentes.
Em segunda análise, o fumo de cigarros ocasiona diversos tipos de problemas, dentre eles estão os impactos ambientais, tais como a contaminação do solo e córregos e a poluição do ar, devido ao uso de agrotóxicos da fumicultura. Além disso, não existe nível seguro de exposição passiva à fumaça do tabaco, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a cada ano, cerca de 65 mil crianças morrem de doenças atribuíveis ao fumo passivo.
Em virtude dos fatos mencionados, para a valorização da saúde e vida da população, medidas precisam ser tomadas.
Logo, as mídias sociais deveriam promover conteúdo para desestimular a sociedade ao fumo em conjunto com o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) com a proibição da publicidade do tabaco, pois não haveria recrutamento efetivo de novos fumantes. Por fim, com Governo Federal aplicando impostos sobre o produto, desencorajariam o uso do cigarro, pois assim como os avisos de imagem nas embalagens trazem resultados positivos, a perda de dinheiro é um forte impulso para esmorecer o tabagismo no Brasil. Pois a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Art. 196 da Constituição Federal do Brasil.
MiZukiGrazy
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer de pulmão, comumente causado pelo tabagismo, é uma das principais causas de morte em todo o mundo, consequência acarretada devido a dependência do uso de cigarros e quase 80% dos 1,1 bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda. Bem como as maiores motivações para alimentar ou induzir esse vício, são as publicidades, status social {e há ainda pessoas que desenvolvem compulsão pelo cigarro.} essa informação deixou a tese um pouco confusa
Ótima introdução
Em uma primeira análise, temos o marketing do tabaco durante o século XX, onde a chamada “era de ouro do tabaco”, em Hollywood, mantinha em cena astros de cinema com o comportamento “descolado”, típico de uma juventude saudável e moderna, onde o cigarro era o objeto que transmitia glamour, rebeldia, beleza, liberdade e muitas vezes associados ao desempenho sexual e esportivo. Desta maneira { faltou virgula} seguia { o que seguia?} influenciando os jovens, idade em que a maioria dos usuários se tornavam dependentes.
Em segunda análise, o fumo de cigarros ocasiona diversos tipos de problemas, dentre eles estão os impactos ambientais, tais como a contaminação do solo e{ virgula ao inves do “e”} córregos e a poluição do ar, devido ao uso de agrotóxicos da fumicultura. { o fumo que causa esses impactos ou agrotóxicos? ficou confuso} Além disso, não existe nível seguro de exposição passiva à fumaça do tabaco, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, a cada ano, cerca de 65 mil crianças morrem de doenças atribuíveis ao fumo passivo.
Otima argumentação
Em virtude dos fatos mencionados, para a valorização da saúde e vida da população, medidas precisam ser tomadas. { nao deixe essa frase em um paragráfo sozinha}
Logo, as mídias sociais { quais?} deveriam promover conteúdo para desestimular a sociedade ao fumo em conjunto com o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) com a proibição da publicidade do tabaco, pois não haveria recrutamento efetivo de novos fumantes. Por fim, com Governo Federal aplicando impostos sobre o produto, desencorajariam o uso do cigarro, pois assim como os avisos de imagem nas embalagens trazem resultados positivos, a perda de dinheiro é um forte impulso para esmorecer o tabagismo no Brasil. { inicie essa frase de forma diferente} Pois a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Art. 196 da Constituição Federal do Brasil. { nao ficou conectado esse artigo}
Ficou confusa sua intervenção e nao consegui identificar o meio/modo
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 200
C5: 160
raniellyy
Olá, tudo bem?
C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.)
C2: 160 pontos (O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.)
C3: 120 pontos (O candidato seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista)
C4: 160 pontos (demonstra domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos. )
C5: 160 pontos (O participante elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto)
TOTAL: 760 PONTOS
liliss
Não entendo muito de redação então vou apontar minha opinião sobre sua redação. Bom, primeiramente sua primeira palavra na introdução não deveria haver pelo fato de ser um conectivo (de acordo) e pelo que eu sei a primeira frase da introdução não deve ter conectivos, outra dica é que percebi seu texto e principalmente sua proposta de intervenção longa demais então digo que talvez (dependendo do tamanho de sua letra) sua redação não caberá nas 30 linhas do vestibular, então caso você tenha feito sua redação direto no modo da digitação você sofra um pouco para tentar encaixar nas 30 linhas do papel, se esse foi o caso eu aconselho escrever sua redação no papel e depois de pronta digitar para a plataforma de correção.
Sua conclusão está longa demais e com poucas informações necessárias.
Boa sorte, espero ter ajudado e continue praticando!!!