Desde o começo da sapiência humana e da criação de sinais organizados em alfabetos pelas civilizações da Idade Antiga, a comunicação eficiente foi estabelecida como essencial no autodesenvolvimento e capacitação. Assim, indivíduos com sua capacidade comunicativa debilitada, como os surdos, correm risco de terem sua jornada educacional prejudicada. Isso faz necessária uma habilitação social para atenuar os desafios a deficientes auditivos em sua educação.
Em 2002, a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) foi estabelecida como segunda língua oficial do Brasil. Esse ato, no entanto, não é eficiente em suavizar os desafios na educação para os surdos, visto que grande parte dos locais de ensino não possuem suporte eficaz a deficientes auditivos, criando a necessidade de estabelecimentos especializados e segregados, o que reforça estigmas no mercado de trabalho visto o contraste entre as instituições de ensino, não sendo a maneira mais eficiente de resolver esta problemática.
Ademais, a educação é um dos Direitos Humanos, e a base de qualquer sociedade desenvolvida atual, visto que encontra se nela o potencial para o desenvolvimento de nações. Assim, sabendo que os surdos são parte de nossa sociedade e têm capacidade de ser beneficiais ao bom funcionamento dessa, devem ter, assim como pessoas com ausência de deficiência, o acesso a uma boa educação. Em suma, é visível a necessidade da resolução desta problemática.
Em conclusão, é mister que o Poder Legislativo institua a obrigatoriedade de suporte, por meio de intérpretes de Libras, aos deficientes auditivos em instituições de ensino. Também são necessários, pelo Governo Federal, incentivos financeiros para a construção de instituições de ensino especializadas na educação de surdos em localizações de necessidade. Só assim é possível educar esta parcela da população, melhorando a base educacional de nosso país.
Amandinhabraga
O desenvolvimento e a conclusão tão ótimos, mas a introdução, eu penso que não foi muito bem desenvolvida. Você deveria deixar mais explicito os 2 argumentos que vai desenvolver nos seus 2 parágrafos de desenvolvimento.
Por exemplo, na sua última frase da introdução vc so colocou que é “necessário uma habilitação social para amenizar o problema” . Seu argumento foi só “habilitação social”.
Porém, no seu primeiro desenvolvimento você falou muito sobre a ” falta de preparação dos locais de ensino” . E já no segundo desenvolvimento, vc fala do ” acesso a educação.”
Portando, uma melhoria que eu indicaria para essa última parte da introdução seria : … Com isso, é necessária uma melhor preparação das instituições de ensino, bem como uma acessibilidade maior a educação, a fim de atenuar os desafios a deficientes auditivos em sua educação.