Segundo o escritor Stefan Zweig, em sua obra literária “Brasil, País do Futuro”, o Brasil certamente seria uma nação do futuro, com grande desenvolvimento social e econômico. Contudo, o problema do bullying infelizmente persiste nas escolas e a sociedade se mantém omissa, sendo assim é evidente que essa realidade de grande desenvolvimento ainda não chegou.
Primeiramente, é necessário destacar que o bullying nas escolas se mantém pela omissão dos docentes, de tal forma que se mostra perceptível através da cultura popular, como em “Todo Mundo Odeia o Chris”, série americana, que retrata a vida de um garoto que sofre agressão diariamente em sua escola, porém os docentes da instituição permanecem omissos. Dessa forma, inegavelmente é de extrema necessidade a criação de projetos que mudem essa realidade.
De acordo com Bill Gates, fundador da Microsoft, o conhecimento é o principal fator da geração de riquezas. Sendo assim, quando um estudante sofre bullying, o ambiente escolar se torna tóxico, e seu aprendizado desestimulado, o que pode favorecer a evasão escolar, por conseguinte, na vida adulta sua carreira profissional sera prejudicada. Dessa forma, a questão deve ser resolvida o mais breve possível, pois toda a sociedade perde quando um estudante não consegue se desenvolver e entregar todo o seu potencial na vida adulta.
Portanto, visando o término do bullying nas escolas do Brasil o Ministério da Educação deve criar o projeto “Fora Preconceito”, por meio dele deverá realizar cursos nas instituições de ensino do país, para os educadores, contendo a participação de psicólogos que demonstrem como combater o problema no ambiente escolar, a fim de que a questão seja solucionada. Somente assim, o bullying enfim sera eliminado e o futuro previsto por Stefan Zweig poderá se concretizar.
Thamirysbds
Olá, Wender, tudo bem ??? Vou corrigir sua redação por parágrafos, ok? Darei uma olhada nas vírgulas, conforme pediu. Qualquer erro, você me corrige, pode ser? :)
INTRO
–> retire a vírgula após o nome do autor (desnecessária)
–> retire a vírgula após “nação do futuro” (desnecessária)
–> após “omissa”, feche o perído: “…omissa. Sendo assim, é evidente…”
–> evite expressões sentimentalistas como “infelizmente”, “lamentavelmente” e “indubitavelmente”
–> colocar vírgula: “o problema do bullying infelizmente persiste nas escolas[,] e a sociedade se mantém omissa” pois a ideia 2 (sociedade omissa) entra em contraposição com a ideia 1 (bullying), sendo assim, a conjunção “e” não atua como aditiva, mas como oposição (perceba que se voc troca-la por “mas”, “porém”, “entretanto”, “todavida”, o sentido da frase não será alterado)
–> você contextualizou sua citação à sua tese de forma correta, mas não trouxe as 2 problemáticas que seriam tratadas no D1 e D2, respectivamente, bem menos fez um encaminhamento destas.
D1
–> evite o “primeiramente”, além de passar uma ideia de segundamente, terceiramente [e assim por diante], não é considerado um elemento de coesão pelo inep
–> você trouxe tópico frasal [é necessário destacar que o bullying nas escolas se mantém pela omissão dos docentes], citação [“Todo Mundo Odeia o Chris”] e comentário da citação [série americana, que retrata a vida de um garoto que sofre agressão diariamente em sua escola, porém os docentes da instituição permanecem omissos] todos em um único período, isso é um problema, pois demonstra falha de organização (C4) e, consequentemente, afeta da coesão do texto pela pontuação (C1)
–> não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
–> você ocupou muitas linhas falando sobre o seriado e esqueceu da sua problematização, isto é, você mais dissertou que argumentou. Isso é um problema recorrente que faz com que falhemos na C3 (esta avalia a argumentação do autor). O repertório/citação vai servir apenas como base, você deve investir, SEMPRE, na sua problematização (trazer causas/consequencias)
–> “inegavelmente” vem isolado entre vírgulas para dar ênfase
–> não traga a sua opinião final como uma síntese de conclusão, mostre o SEU posicionamento a respeito do que esta sendo tratado, nesse caso, a omissão do bullying
–> após “série americana” retire a vírgula (não se separa sujeito de verbo)
D2
–> procure começar seu parágrafo com o tópico frasal, não com sua citação
–> retire a vírgula após “tóxico” (desnecessária)
–> ausência de crase: “…à evasão…”
–> ausência de conectivo de adição: “escolar e, por conseguinte, …”
–> isole “na vida adulta” entre virgulas por se tratar de uma frase explicativa
–> repetição próxima ( na vida adulta)
CONCLUSÃO
–> ação: criar o projeto “Fora Preconceito” | realizar cursos nas instituições de ensino do país
–> meio/modo: ? | projeto “Fora Preconceito”
–> agente: Ministério da Educação
–> finalidade: ? | a fim de que a questão seja solucionada
–> detalhamento: ? | contendo a participação de psicólogos que demonstrem como combater o problema no ambiente escolar
–> ausência de vírgula: “…escolas do Brasil, o Ministério…”
–> retire a vírgula após “de ensino do país” (desnecessária)
–> ausência de vírgula: “…participação de psicólogos, que…”
–> ausência de vírgula: “…o bullying, enfim, será…”
|FEEDBACK|
Wender, você escreve super bem, parabéns. Preste atenção no uso da vírgula, pois a coesão prejudicou-se bastante por conta do mau uso da vírgula, uma pontuação errada altera todo o sentido da frase original. Ademais, invista sempre na sua problematização, assim como você fez no D2.
C1: 120
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 200
NOTA: 800
carlospedr
Bom, não sou nenhum professor ou profissional da área, mas acredito que sua redação apresenta algumas irregularidades. Vamos lá!
A citação que você usou no início da introdução, ao meu ver, não conseguiu contextualizar de forma satisfatória com a problemática apresentada, o bullying. Além do mais, você não fechou a introdução com os problemas para serem destrinchados ( infelizmente persiste nas escolas e a sociedade se mantém omissa – poderia ter fechado com essa parte, criando duas pontas abertas, a da persistência na escola e a omissão da sociedade, para serem desenvolvidas – )
No D1, a serie que você ultilizou foi bem citada e houve um contextualização, mas há repetição de palavras que poderiam ter sido trocadas por sinônimos. Além disso, você colocou uma solução, mesmo que simples, no fim do parágrafo, sendo que a solução de toda problemática deve ser apresentada na conclusão.
No D2, como falei na parte da introdução, é preciso colocar no fim dela os fatores que irão ser desenvolvidos respectivamente no D1 e D2, para que toda a estrutura seja coesa e coerente. PS: Sua citação do Bill foi boa, mas tem esses probleminhas aí 👆
Na conclusão, lembre-se de sempre iniciar com um conectivo de afirmação seguido de uma frase de afirmação que contenha o título ou palavra chave da redação. Ex: Portanto, o bullying nas escolas do Brasil precisa acabar. Com isso, você deve sempre seguir a fórmula: QUEM” fará “O QUE” e “COMO”. Além disso, é importante lembrar que a proposta de intervenção deve estar intimamente relacionada ao desenvolvimento do texto.
É isso, espero ter ajudado. Ah, evite o gerundismo!