A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do pais, prevê em seu artigo 6°, os direitos à saúde, moradia e lazer como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na pratica quando se observa os perigos do lixo eletrônico para o meio ambiente, dificultando, deste modo, dificultando a universalização desses direitos sociais tão importantes. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o descarte de lixo eletrônico em locais inapropriados. Nesse sentido, há de surgir problemas de saúde nos animais e seres humanos presentes naquele local, devido a decomposição de componentes tóxicos presentes no lixo. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, moradia e lazer, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o consumismo como impulsionador da grande quantidade de lixo eletrônico produzido no Brasil. Segundo a ONU 97% desse lixo è descartado de forma incorreta. Diante de tal exposto o consumo excessivo gera a necessidade de descartar aquilo que já não é mais usado, criando assim uma situação onde o descarte é feito de modo indevido. Logo è inadmissível que esse continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com os âmbitos municipais, por intermédio da criação de uma coleta seletiva comunitária priorizando o lixo eletrônico, assim levando-o para uma empresa de reciclagem que irá destina-lo a um local apropriado para isso, e também projetos com o proposito de conscientizar a população, levando em conta alto nível de consumismo presente no Brasil. Assim se consolidara uma sociedade mais virtuosa, onde o Estado desempenha corretamente o seu “contrato social”, como afirma John Locke.
Ribas
Competência 1- 120
Competência 2- 200
Competência 3- 160
Competência 4- 160
Competência 5- 180
Evite erros ortográficos e com a vírgula, período longo – deve-se escrever apenas 4 períodos- como você fez na proposta de intervenção. Separe, estruture e pontue. Darei dicas de repertório para você: Leia Zygmunt Bauman e o Consumismo, o Brasil é o sétimo maior produtor de lixo eletrônico de acordo com a ONU, com 1,5 milhão de toneladas por ANO. Cite também a manobra das fabricas de celulares que reduzem a vida útil dos celulares para impulsionar o consumismo, sem ao menos educar sobre como descartar o lixo eletrônico dentro de suas caixas. DÊ uma paulada nelas, elas sim são as maiores culpadas por produzir e não ENSINAR. Ótima redação :)
Gustavo Lemes Ribeiro
olá, voce utiliza um modelo de redaçao mt bom, ja estudei por ele tb, minha dica pra vc seria aprimorar esse modelo ao seu jeito de escrver. “Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essa violência doméstica. Nesse sentido, a falta de atenção por parte das autoridades para com as vítimas, que muita das vezes os agressores possuem antecedentes criminais relacionados ao crime ” nessa parte deu pra entender todas as ideias que vc queria por em pauta, porém poderia fazer de forma mais organizada, sem ser necessariamente da forma do modelo, exemplo: “Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essa violência doméstica. Nesse sentido, agressores que possuem antecedentes criminais relacionados ao crime está diretamente ligado a falta de atenção por parte das autoridades para com as vítimas ” – não é pra escrever exatamente assim e tb nao estou dizendo que está certo exatamente assim, oq quero mostrar é que vc pode modificar a estrutura do seu modelo pra se adaptar com seu metodo linguistico. Bons estudos!
Myra1008
I: Amei a citação e a forma que você ligou ela ao tema manteve uma linha de raciocínio válida. Houve uma ótima apresentação do tema e desenvolvimento das problemáticas. Ocorreu a repetição da palavra “dificultando”.
D1: Estou apaixonada por essa abertura, referindo-se a uma possível intervenção estatal, mas também fazendo ligação com a introdução. O desenvolvimento da problemática é simplesmente maravilhoso, você faz evidencia a um problema relevante ao cotidiano social e contextualiza com a ideia de um sociólogo de peso. Apesar disso você apresentou um período com 5 linhas, ultrapassando o limite de 6, talvez a melhor opção, seria enxugar um pouco mais as ideias.
D2: É um bom parágrafo, porém, apesar de apresentar um dado da ONU, parece mais ser uma bola de enrolação, ocorreu a repetição consecutiva de fatos e sinônimos.
C: Realmente gostei do período de abertura. Entao vamos para os 4 cavaleiros do apocalipse:
Agente: Governo Federal e municipal, empresa de reciclagem;
Ação: criação de uma coleta seletiva comunitária priorizando o lixo eletrônico, assim levando-o para uma empresa de reciclagem que irá destina-lo a um local apropriado para isso/
Meio: uma empresa de reciclagem que irá destina-lo a um local apropriado para isso;
Finalidade: Assim se consolidara uma sociedade mais virtuosa.
Uma conclusão linda, com uma proposta de intervenção possível e desenvolvimento concreto das ideias.
C1:160
C2:200
C3:120 (Pouco desenvolvimento da segunda problemática)
C4:160
C5:200
Nota final: 840
Daniel Barbosa
Boa tarte!
Você escreve bem.
Sua introdução está muito boa;
Seus desenvolvimentos foram bem critico nos desfechos finais;
Intervenção incompleta…
===========================
Dica: Evite repetição de palavras muito próxima como a “dificultando” e, ainda abrindo os olhos para evitar palavras com terminações …ndo que são gerúndios.
C1 = 180
C2 = 200
C3 = 180
C4 = 180
C5 = 180 ========== 920
[email protected]
Boa tarde, vou pontuando alguns errinhos no texto, linha a linha.
L2: os direitos à saúde […] como inerente a todo cidadão // “inerente” retoma a “direitos”, logo, deve ser flexionado no plural.
L3: “Conquanto” é uma conjunção concessiva (tem o sentido de embora/ainda que), acredito que neste trecho o correto seria utilizar uma conjunção adversativa seguida de vírgula(entrentanto,/contudo,).
L17: acredito que faltou uma vírgula logo após “ONU”
L18: faltou uma vírgula após “Diante de tal exposto”
L20/21: “Logo è inadmissível que esse continue a perdurar” esse o quê? dessa forma ficou vago. Especificar, ex: esse impasse, esse imbróglio, esse problema.
L22/23/24: “Para isso é imprescindível que o Governo Federal, juntamente com os âmbitos municipais, por intermédio da criação de uma coleta seletiva comunitária priorizando o lixo eletrônico, assim levando-o para uma empresa de reciclagem que irá destina-lo a um” você nao descreveu de fato o que será feito, apenas elencou os agentes (Governo Federal, juntamente com os âmbitos municipais) e o modo de execução (por intermédio da criação de uma coleta seletiva comunitária priorizando o lixo eletrônico).