A submissão do involuntarismo (Tema ENEM 2018)

  • 0

A VALE, empresa de extração e exportação de minério no Brasil, utilizará dos benefícios da Inteligência Artificial (I.A) ao usurfruir de seu banco de dados para o mapeamento de áreas. Assim, as máquinas terão maior reconhecimento do campo, que prevenirá possíveis falhas, reduzindo gastos e prejuízos desnecessários. Além de ser proveitosa para grandes corporações, a I.A também está presente no monitoramento de usuários na internet.

É interessante pensar que um “computador” está trabalhando para adaptar-se de acordo com as precisões do cotidiano, como indicar músicas referentes aos gêneros mais ouvidos e até mesmo separar notícias que devem ser lidas. Contudo, essa coleta de informações pode gerar uma falsa sensação de liberdade de escolha, uma vez que, o conhecimento, produtos em venda e refeições estão sendo entregues com data de vencimento e taxa de relevância.

Com isso, a autonomia é descartada e, ainda, há o desencadeamento de um consumismo involuntário. Os quais, resultam na alineação do senso comum de uma população, já que todos ganham validação do que é digno de se ter atenção e o que não é.

Portanto, ao influenciar o corpo social in(voluntariamente) não exercer suas genuínas vontades, é imprescendível que haja interferência. Como, a criação de leis por parte do poder legislativo, em que haja proibição da venda de dados dos espectadores. E, explicitar se, por exemplo, uma propaganda exibida foi recomendada de acordo com o histórico do sujeito na internet. Desta forma, as pessoas saberão se o que está sendo ingerido é de sua vontade própria ou não.

 

 

OBSERVAÇÃO: O tema é referente ao do ENEM 2018 “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Se possível, por favor, corrigir de acordo com as competências do ENEM.

Compartilhar

1 Correção

  1. Nos seus desenvolvimentos está faltando repertórios socioculturais, tente trazer um dado estatístico, um filme, uma série ou algum pensador para ajudar a melhorar a nota da competência 2. Além disso, tem ausência de tópico frasal no início de desenvolvimento, o que prejudica a competência 3. Outro fator que podia aumentar sua pontuação, era utilizar operadores argumentativos no início do parágrafo de desenvolvimentos, como você fez na conclusão . Exemplo de operador argumentativo para os desenvolvimentos: Em primeiro plano, diante desse cenário , outrossim , ademais , além disso entres outros, é só pesquisar que existe um monte. A ausência disso no início e dentro de cada parágrafo acarreta nas perda de pontos da competência 4. E por fim, irei comentar sobre a proposta de intervenção, faltou um elemento que era o meio/modo por isso perdeu 40 ponto , pq cada elemento vale 40 pontos, como são 5 elementos ao total da 200 pontos.

    Nota Final:680
    Competência 1: 200 ( não encontrei erros de gramática)
    Competência 2 : 120
    Competência 3 : 120
    Competência 4 : 80
    Competência 5 : 160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.