No contexto atual, a pandemia de covid-19 impossibilitou a continuidade das aulas presenciais nas instituições de ensino no Brasil, contudo, uma forma alternativa de lecionar se tornou prioridade: o ensino a distância. Esse sistema foi a melhor opção encontrada, porém, enfrenta desafios motivados principalmente por estudantes que não conseguem ter acesso à internet e pela dificuldade de concentração por estar em casa, dessa maneira, é uma necessidade maior discussão sobre o assunto.
Primeiramente, para ter acesso ao ensino a distância (EAD), é necessário ter internet estável e de boa velocidade, assim, a transmissão ocorre normalmente. Porém, muitos alunos não tem acesso à conexão de dados, isso acontece porque nem todos possuem condições financeiras de pagar, resultando em diversas faltas e o não aprendizado. Como foi visto em uma matéria feita pelo G1, mais de 40% dos estudantes tiveram constantes ausências nas transmissões, sendo motivado por jamais conseguirem ter Wifi em suas residências, logo, é preciso resolver esta problemática.
Além disso, devido ao estado de quarentena, os alunos passaram a estudar apenas em casa, sendo esta a causa da falta de concentração, pois estando em sua residência, qualquer barulho interfere na absorção de conhecimento. Em uma reportagem realizada pelo programa ”Domingo espetacular”, diversos relatos de discentes mostrou que a moradia não seria o local ideal para estudo, porque o ambiente continha sons de televisores ligados e carros com som alto na rua, dessa forma, é ideal maior visibilidade do assunto.
Portanto, com os estudantes que não conseguem ter acesso à internet e os que possuem dificuldade de se concentrar em suas casas, é necessário que o Estado em conjunto com as operadoras de telefonia móvel criem um projeto visando resolver essas problemáticas, por meio da distribuição de internet gratuita ilimitada nos chips de celular para usar nos aplicativos de aula, além de distribuir fones de ouvido que não emitem ruídos, para que todos tenham a oportunidade de aprender e melhor concentração ao assistir as transmissões.
Hanna_Arielle
Bom dia, tudo bem?
Bom uma visão geral da minha opinião sobre seu texto , acredito que sua introdução precisa ser mais trabalhada deixando a tese mais explícita e problematizando mais o tema pra que os desenvolvimentos conversem entre si e deixe seu texto mais harmônico.
Notei a falta de algumas palavras que facilitam para uma leitura fluída do texto como preposições que vão conectar as frases e orações.
Os desenvolvimentos estão bem escritos, possui repertório, porém na hora de trabalhar ele argumente um pouco mais , sua nota com certeza aumentará.
A proposta de intervenção está incompleta, vamos lá:
Agente : o Estado juntamente com as operadoras de telefonia( especifique melhor se trata de um eixo educativo utilize o Ministério da Educação, Governo Federal e outros que tragam um cacife maior pra intervenção, já que está se referindo também a tecnologia- internet- use o Ministério da tecnologia e como vão entrar com distribuição de algo é interessante solicitar o setor econômico) .
Modo:chips e fones de ouvidos ( interessante, bem legal)
Meio: distribuição ( eu colocaria verbas também, mas é apenas minha opinião)
Finalidade: não consegui encontrar.
Detalhamento: ok
Enfim parabéns pelo seus texto, se atente aos detalhes e organize bem as suas idéias para facilitar na hora da correção sabemos que no enem o corretor corrige muitas redações por dia, é legal se o nosso texto possuir uma estrutura que facilite pra ele. No mais você escreve bem continue treinando e boa sorte espero que consiga sua aprovação, bj.
* foi apenas o que eu faria, desculpe qualquer coisa não sou profissional *