A Agenda 21, documento assinado por mais de 100 países durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, apresenta na 3º seção “fortalecimento do papel dos grupos principais” a proteção dos trabalhadores e sindicatos. Dessa forma, tendo consciência da importância do bem estar físico e emocional dos funcionários para a vida plena em sociedade, torna-se necessário, à vista disso, discutir sobre a exploração trabalhista na sociedade moderna, especificamente sobre a importância dos sindicatos para a manutenção dos direitos laborativos e os impactos psicológicos na vida do proletariado.
“Trabalhadores do mundo, uni-vos, vós não tendes nada a perder a não ser vossos grilhões.” A frase, proferida pelo filósofo e pensador socialista Karl Marx, poder ser vista como a essência dos sindicatos trabalhistas: a reunião de pessoas físicas que exercem função no mesmo ramo de negócio, formado a fim de defender os interesses comuns de seus membros. Além de intervenções legais e jurídicas, esses órgãos são responsáveis também pela criação de projetos que levem melhor qualidade de vida aos associados, sendo, dessa forma, a melhor ferramenta para a manutenção dos direitos laborativos.
Igualmente, é válido ainda salientar que as mudanças ocasionadas pela Revolução Industrial de 1760, mesmo passados mais de dois séculos, ainda deixam suas marcas na sociedade contemporânea, sendo responsáveis, dessa forma, pelos impactos psicológicos na vida do trabalhador. Entre longas jornadas de trabalho e relações empresariais em que a conexão humana desaparece e o funcionário torna-se apenas um número, há um empregado cada vez mais ansioso e cansado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas em 2016, por exemplo, a depressão foi responsável por afastar mais de 70mil trabalhadores de suas rotinas.
Isto posto, tendo consciência do processo destrutivo da exploração trabalhista, cabe ao ministério do trabalho fortificar os sindicatos dos trabalhadores, através de, por exemplo, leis e projetos que permitem a plena realização de reuniões para discussões de cunho laborativos, além da participação ativa em todos os assuntos políticos voltados para esse público, afim de que a presença sindical se efetive. Deve também objetivar mudanças significativas na saúde mental dos trabalhadores através de acompanhamentos com psicólogos capacitados e melhoras nas jornadas de trabalho, com o objetivo de diminuir os impactos psicológicos na vida dos mesmos. Com essas medidas, a exploração trabalhista na sociedade moderna acabará.
Por favor, corrijam seguindo os critérios do ENEM. O texto tem mais de 30 linhas por causa do site.
Wlot
Eu não sei 100% corrigir de acordo com o ENEM, mas…
Texto muito coerente;
ótimos argumentos;
desenvolvimento e conclusão excelentes.
Nunca esqueça de colocar detalhamentos e finalidade;
Nunca esqueça de colocar bons conectivos e que façam sentido com o que está escrito;
Nunca esqueça de colocar os 5 elementos da conclusão ( agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade) isso te garante muitos pontos!
Com crtz vc deve tirar acima de 900 pontos.
Vc ta muito bem encaminhada! :)