A Primeira Revolução Industrial foi marcada por extensas jornadas de trabalho e a classe trabalhadora passava a maior parte do dia fora de suas residências. Na contemporaneidade, o proletariado ainda passa maior parte do dia ausente em suas casas o que dificulta o incentivo à leitura de seus filhos e, ao passo que, por receber baixa remuneração também tem dificuldade de acesso à compra de livros, revistas, quadrinhos e semelhantes. De tal forma que o hábito de leitura entre os jovens está diminuindo.
Em primeira análise, sabe-se que a partir da criação das leis trabalhistas do Brasil têm-se uma jornada regulamentada de até 8 horas diárias e até 44 horas semanais. Tendo em vista essas leis, percebe-se que o trabalhador dedica mais tempo a sua carreira laboral que sua vida familiar e isso influencia diretamente no resultado da última pesquisa realizada pelo IBOPE, na qual crianças de 5 a 10 anos tiveram uma diminuição de 22% no seu índice de leitura comparado a mesma faixa etária 4 anos antes. Demonstrando que ao longo dos anos as horas trabalhadas impactam diretamente o hábito de leitura das gerações mais novas através do cansaço do proletário e seu tempo reduzido para dedicar ao incentivo e momentos de leitura com seus filhos.
Em segunda análise, o preço médio de livros no Brasil, segundo pesquisa Datafolha, é de trinta reais. Para um trabalhador assalariado tal quantia representa, em dinheiro, um dia de trabalho. Ou seja, para ter acesso a um livro é necessário trabalhar por oito horas. Por outro lado, o preço médio de livros na Europa é cerca de 50% menor e esse fator implica diretamente nos hábitos de leitura de uma população. Em uma residência de quatro pessoas, por exemplo, sendo dois adultos, um adolescente e uma criança para comprar um livro para cada um seria necessário investir mais de 10% de um salário mínimo e isso impacta diretamente o orçamento da maioria das famílias brasileiras e indiretamente os hábitos de leitura de toda a população, incluindo os jovens.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. O Governo Federal deve, através de um programa de incentivo e fomento a leitura, fazer parcerias com empresas privadas para que os livros possam ter uma parte de seu preço subsidiada para pessoas que não podem pagar o valor integral e os cidadãos que não puderem arcar com o preço dos livros deve se inscrever no Cras da sua cidade ao programa e assim usufruir do benefícios. As empresas privadas e públicas através de palestras devem mostrar aos seus funcionário a importância da leitura para a vida das gerações mais novas e incentivar os adultos a lerem para suas crianças. Para que assim alcancemos bons níveis de leitura e possamos diminuir a diferença de 260 anos que o Brasil tem em relaçãos aos países mais assíduos na leitura.
Júlia Martins da Silva
Oii, vou dar umas dicas a respeito da sua redação..
– Tente deixar a sua tese de uma maneira mais clara, colocando-a na última frase da Introdução
– Trabalhe melhor a questão dos conectivos
– Finalize melhor o parágrafo do seu desenvolvimento, colocando mais pontuações. Pra ficar claro pro corretor que o seu desenvolvimento tem início, meio, e com.
– Solucionar todos os problemas que você colocou na tese..
Sua redação ficou muito boa, argumentação ótima, só precisa concertar algumas coisinhas…
Mariaec9
Procure estudar melhor as competências 1, 3 e 4.
– Evite gerúndios;
– Procure trabalhar melhor o uso das vírgulas;
– Conheça melhor as funções dos conectivos;
– Deixe sua redação um pouco mais formal, sem reflexões corriqueiras e expressões coloquiais;
– Procure apresentar de maneira mais clara os seus argumentos, principalmente na introdução.
liliss
Oiii, não sou muito boa em redação para corrigir a sua detalhadamente então vou dar a minha opinião.
Notei sua redação nada cansativa mas recomendo uma mudança para as próximas. Todo começo de frase menos a primeira da introdução de acordo com a correção do Enem DEVE conter um conectivo.
Andressapfabiano
Oii
Na introdução acho que seria melhor trocar ”ao passo que” por um conectivo de adição para ficar mais clara a tese marcada. Além disso, a última frase desse parágrafo ficou meio ”jogada”, seria melhor substituir por outro conectivo.
No primeiro parágrafo do desenvolvimento ”e isso influencia diretamente” acho que não teria a necessidade de entrar com dados o que torna o texto expositivo, ao invés disso poderia substituir por outra frase tipo ”percebe-se que o trabalhador dedica mais tempo a sua carreira laboral que sua vida familiar e isso influencia diretamente na perpetuação da problemática.”
Ademais, nesse mesmo parágrafo faltou um conectivo antes de” demonstrando”, e também houve a repetição da palavra” leitura”. Uma sugestão: Nesse ínterim, as longas horas de trabalho impactam diretamente o hábito de ler das gerações mais novas, seja pelo cansaço do proletário, seja pelo tempo reduzido para dedicar ao incentivo e momentos de leitura com seus filhos.
No segundo parágrafo do desenvolvimento ao usar o conectivo tem que entrar com outro ponto a ser trabalhado, no caso não se recomenda a entrar com dados, os quais poderiam ser usados no meio do parágrafo. Outrossim, esse parágrafo ficou muito expositivo, faltando trabalhar melhor a segunda causa.
Na conclusão não entendi o uso da palavra ”fomento”
Gostei que você se preocupou com uso de alusões, falta só conectar melhor com o resto do texto ^-^
Parabens