- No filme Central do Brasil um dos clássicos brasileiros passa-se a história de Dora uma amargurada ex-professora que ganha dinheiro escrevendo cartas para analfabetos na Central do Rio de janeiro com a falsa esperança de enviar para os seus familiares, de modo atemporal retrata os brasileiros que se encontram em vulnerabilidade por não saberem ler e escrever, essa problemática é consequência da negligência estatal, desigualdade sociecômica e preconceito.
- Em primeiro lugar, é crucial destacar, que a Constituição Federal de 1988 prevê a educação como preceito fundamental, contudo o o próprio poder estatal pela carência de políticas públicas fere a legislação. Isso porque o Ministério da Educação não investe em qualificação e estrutura para amparar a problemática, ademais a desigualdade sociecômica e baixa renda contribui para a evasão escolar no qual os jovens e crianças deixam de estudar para complementar com a renda do lar, resultando uma formação de ensino incompleta, agravando o entrave.
- Em segundo lugar, vale ressaltar que a falta de empatia juntamente com o preconceito que o analfabeto vivencia, tira de muitos adultos a oportunidade de estudar por tamanha rejeição, como é retratado na série Segunda Chamada no qual aborda com realismo o ensino adulto, tema ignorado na vida real e na ficção, sendo uma das causas do problema.
- Diante dos fatos supracitados é mister que o Ministério Público Federal invista em regiões menos favorecidas economicamente para proporcionar condições igualitárias de aprendizagem, ademais o Ministério da Educação deve introduzir métodos eficazes de ensino e programas de alfabetização para jovens e adultos, afim de diminuir o preconceito e o analfabetismo efetivando equidade e uma sociedade justa.
Analfabetismo no Brasil
Compartilhar
Luis7777
Faltou bastante pontuação nesse seu texto e muitas vezes usou de forma desnecessária.
Não precisa enumerar os argumentos, como em “em primeiro lugar”… ]
Embora tenha apresentado bons pontos pro tema, ficou meio confusa a escrita. Alem também de ter utilizado bastante de frases prontas.
Portanto se aperfeiçoar sua ortografia, coesão e estrutura textual, irá tirar uma nota alta.