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Conscientização ambiental

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O artigo 225 da Constituição Federal impõe ao poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. No entanto, tal afirmativa enfrenta desafios para tornar-se efetiva, uma vez que, desastres ambientais é uma constante devido à falta de consciência ambiental. Logo, torna-se preciso analisar a ausência de educação ambiental na população aliada a negligência do estado.

A priori, é válido ressaltar que a ausência de educação ambiental na população apresenta-se como influenciador da problemática. Isso ocorre, devido a escassez de discussão acerca do tema nos lares. Pois, segundo o terapeuta familiar Salvador Minuchin, a família é a principal referência comportamental de um indivíduo. Desse modo, cabe a família o primeiro passo de conscientizar o cidadão acerca do meio ambiente. Por consequência, ausência dessa iniciativa promove cidadãos despreocupados com o zelo do ecossistema o que propicia a continuidade de desastres ambientais.

Em segunda análise, é lícito postular a negligência do estado como fomentador de tal conjuntura. Visto que, sendo o responsável por resguardar os direitos e garantir o bem-estar social apresenta escassez de políticas públicas voltadas para conscientização ambiental. Desse modo, tal situação é exemplificada na expressão “cidadão de papel” do escritor brasileiro Gilberto Dimenstein em que, os direitos só tangem apenas a teoria por conta da ausência de cumprimento e expressividade. Nesse sentido, apresenta-se para sociedade como um estado de anomia o que faz a população não reivindicar o cuidado ao meio ambiente.

Mediante o exposto, é perceptível a necessidade de consciência ambiental para o bem estar social. Nesse sentido, é necessário que o Governo federal por intermédio das instituições de ensino promova projetos acerca do tema e estenda essa iniciativa aos familiares, para que seja rotineira essa discussão nos lares possibilitando uma maior conscientização. Além disso, é ideal que o mesmo agente através da legislação em parceria com ONGs intensifique leis referente ao meio ambiente, com intuito de tornar-las eficientes. Desse modo O artigo 225 será efetivo.

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2 Correções

  1. Conscientização ambiental

    INTRODUÇÃO:

    • Depois de “uma vez que” (não tem vírgula).

    • “educação ambiental na população (educação ambiental na população? Acho que seria “educação ambiental para a população”).

    • aliada a negligência do estado” o “a” é crasiado (aliado à negligência do estado).

    DESENVOLVIMENTO 1 :

    • Acho que depois de ” é válido ressaltar” (tem uma vírgula).

    • ” educação ambiental na população” acho que você queria dizer (educação ambiental para a população”).

    • Seu tópico frasal tá quase igual sua tese, substitua algumas palavras por sinônimos.

    DICA: A priori, é válido ressaltar, que a falta de educação ambiental para a sociedade, apresenta como um influenciador da problemática.

    • Depois de “Isso ocorre” (não tem vírgula).

    • “Desse modo, cabe a família o primeiro passo de conscientizar o cidadão acerca do meio ambiente” (JAMAIS se deve falar o quê fazer nos desenvolvimentos, isso aqui é na conclusão).

    • “Por consequência, ausência” (engolice uma “a” antes de “ausência”).

    • “dessa iniciativa promove cidadãos despreocupados com o zelo do ecossistema o que propicia a continuidade de desastres ambientais”.(depois de “ecossistema” tem uma vírgula).

    • Eu argumentaria um pouco mais, acho que isso que você escreveu vai sobrar linhas na folha de redação.

    DESENVOLVIMENTO 2:

    • Acho que depois de “é lícito postular” (tem uma vírgula).

    • Eu tiraria o “visto que” e substituiria por um conectivo.

    • Acho que depois de “Gilberto Dimenstein” (tem uma vírgula).

    • Depois de “estado de anomia” ( temuma vírgula).

    • “para o bem estar social ” esqueceu o hífen (bem-estar) social.

    • Depois de” Governo Federal ” (tem uma vírgula).

    • COMO que vai ocorrer esses projetos, QUEM vai ministrar(DETALHE).

    • uso inadequado de “através ” uma vez que significa algo que atravessa, substitua por “pr meio de” ou “por intermédio de ” .

    • Depois de “Desse modo ” ( tem uma vírgula) lembre-se, sempre que usar um conectivo a vírgula vem em seguida.

    • Repetiu o conectivo “Desse modo” três vezez, uma no D1, outro no D2 e outro aqui na conclusão. CUIDADO com a repetição, têm vários outros, substitua, mostre diversidade.

    • Repetiu o conectivo “Nesse sentido ” duas vezes, um no D2 e outro aqui na conclusão.

    NOTA
    C1: 120
    C2: 140
    C3: 180
    C4: 140
    C5: 160
    TOTAL: 740

    Lembrando que não sou professor e nem corretor, é só minha opinião.

    • 1
  2. C1:160
    C2:120
    C3:120
    C4:200
    C5:200

    Bom texto. Boa introdução, bons desenvolvimentos, porém, senti falta da sua criticidade sobre eles, além de achar não muito diversificado no repertório sociocultural. Ótima conclusão, bem detalhada e boa retomada a tese da introdução. Alguns errinhos de escrita. Fora isso, good job:)

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