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Discurso de ódio contra minorias

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Conforme diz o sociólogo contemporâneo Mendes chaves: “a palavra minoria se refere a um grupo de pessoas que estão sobre algum tipo de desvantagem social, tendo quase sempre um tratamento discriminatório por parte da maioria. Ademais, quanto maior for a discriminação, maior será a luta pela reivindicação dos direitos.

Em primeira síntese, muitas pessoas podem citar como exemplo, a declaração dos direitos humanos, de 1948, afirmando que essa declaração concede a todos, direitos iguais perante a lei. Porém, não existia a enorme quantidade de minorias que existem hoje, tampouco, precisava-se reivindicar, vez após vez, os direitos dessa declaração.

No entanto, toda essa luta pela revindicação dos direitos, pode-se tornar maçante e gerar um sentimento de ódio; como foi o caso da irmandade mutante, liderada por magneto, no universo dos quadrinhos do exímio escritor, Stan Lee. Fora da ficção, a discriminação que sofrem às minorias, podem causar, assim como em magneto, um sentimento de ódio ainda maior contra a maioria.

Portanto, se quisermos sair desse loop de ódio que vivemos atualmente, medidas precisam ser tomadas. O governo federal, juntamente com o ministério da educação (MEC) deve implantar, nas escolas, palestras sobre a diversidade sociocultural que existe no Brasil, com o intuito de criar um sentimento de empatia nas pessoas e, em suas respectivas comunidades. Dessarte, poderemos diminuir essa desvantagem social citada por Mendel.

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5 Correções

  1. Bom dia!
    Sei que você tem potencial, vá em frente que conseguirá seus objetivos.

    Sua introdução está meia confusa;
    Os desenvolvimentos muitos pobres: Eles tem que ser feito com 3 ou 4 períodos, com um tópico frasal, repertório sociocultural, explicação, e um fechamento bem critico: aqui você tem que dar o pulo do gato, dizer que inadmissível, nocivo e o Estado ou sociedade não pode aceitar….

    Sua intervenção também incompleto…

    Mais vamos lá, sucesso pra você e boa sorte no Enem….

    C1 = 140
    C2 = 120
    C3 = 120
    C4 = 140
    C5 = 160 ===== 680 PONTOS

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  2. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica.
    Nota: 160
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato.
    nota: 120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    nota: 160
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação.
    nota: 120
    5. Proposta de intervenção
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
    nota: 160

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  3. “Conforme diz o sociólogo contemporâneo Mendes chaves” temos um erro simples, mas atente-se de pôr sempre nomes próprias iniciando com letras maiúsculas, ok?

    Além disso, sua introdução possui uma boa alusão, entretanto, não há uma tese (extremamente importante, para dar sentido a sua alusão). A tese é necessária para mostrar como o que você disse na alusão não é o que ocorre na realidade (no caso da citação de um direito, por exemplo) OU reforçar o que foi dito nela. Simplificando, a tese é onde você mostra o que pensa sobre o que foi dito na alusão (que pode ser um pensamento de algum filósofo, estudioso, etc ou referenciar uma lei, por exemplo), um posicionamento crítico mesmo, >>MAS< uísque, karate -> caratê) ou forma aportuguesada mesmo (internet não tem, apesar dos termos como ‘rede’, o vocabulário já é ‘parte’ de nosso dicionário, sacou?).
    A proposta de intervenção tem agente, ação, modo e finalidade, mas é pouca detalhada.
    Achei essa proposta um pouco fraca, honestamente, mas não chega a ser inválida.
    A retomada da tua alusão foi okay, mesmo com os problemas que citei já.

    C1: 120 (tem vários errinhos bobos, como de escrita de algumas palavras, coerência, etc, além de pouca riqueza de expressões).
    C2: 80
    C3: 80
    Vale para o C2 e C3 -> (te aconselho ler um repertório antes, deixam seus argumentos mais fortes e concisos, a única forte o suficiente foi a dos x-men, que ainda tinha o probleminha que citei).
    C4: 120 (precisa de mais conectivos, eles ajudam a entender bem o que você quer dizer, ligando as frases. É como dar um nó sapato, ele fica mais firme e sua função de proteger o pé fica menos comprometida, já que ele não se soltará).
    C5: 120 (a proposta poderia ser um pouco mais forte, apesar de atender 4 dos 5 elementos necessários).

    Se você pretende fazer o próximo ENEM (ed. 2020), daqui a 2 semanas e 2 dias, a nota 1000 é bem distante, mas com muito empenho (muito mesmo), é possível. Caso apenas a redação seja um problema (se outras matérias forem um problema, aí eu não sei como fica rs), busque ver vários vídeos, leia redações nota 1000 antigas e faça OBRIGATORIAMENTE uma redação por dia até lá!! Produzir duas em alguns dias seria ótimo.
    No pior dos casos, com bastante empenho, você já pode elevar muito a sua nota, acredite nisso. Tem pequenas coisas que bonificam bastante!

    Caso seu ENEM seja o do fim do ano (ENEM 2021) ou seus sucessores, relaxa. Veja vídeos, leia bastante, por aí vai. E claro, não deixe de escrever uma redação. Uma por semana é suficiente nesse caso. Bons estudos!

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  4. Olá, VInikey. Boa Noite, tudo bem com você?

    Introdução: Sua contextualização está boa, contudo, faltou o relacionamento adequado com o tema e a explicitação das teses. A tese são os dois pontos principais a serem tratados no texto, que necessitam explicitação no final da introdução.

    D1: Síntese funciona melhor para conclusão. Sugiro a substituição por “Em primeira análise”
    Você citou a declaração dos direitos humanos para criar um contraste com a vivência conflituosa das minorias na atualidade, no entanto, a estrutura está bagunçada. O correto seria a apresentação de um tópico frasal. Por exemplo: Em primeira análise, é certo que apesar da concessão de direitos iguais para todos conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, diversas minorias sofrem, na atual conjuntura, com ofensas aos seus direitos básicos. Isso se dá porque, […] Essa parte na qual você explica o que está propondo no tópico frasal é a explicação, ela precisa ser bem conectada à proposta da tese. Depois da explicação, você deveria ter colocado uma comprovação, exemplificação, alusão histórica, filosófica, literária, ficcional ou argumento de autoridade conectado com a argumentação, e nenhum desses está presente no seu primeiro desenvolvimento. Por fim, falta a finalização dos argumentos.

    D2: O seu desenvolvimento dois deixou a desejar em coerência e gramática. “toda essa luta pela revindicação dos direitos, pode-se tornar maçante e gerar um sentimento de ódio” REIVINDICAÇÃO está escrito errado, essa vírgula entre direitos e pode-se não deve existir, pois não se separa sujeito (essa luta pela reivindicação dos direitos) de predicado (pode se tornar maçante…). Além disso, a utilização do repertório sociocultural poderia ter um aproveitamento melhor. Vou dar um exemplo do que eu faria, usando “Cegueira Moral”, do filósofo Zygmunt Bauman, que também é um conceito dialogado por José Saramago na obra “Ensaio sobre a cegueira”:
    Tópico frasal:
    Além disso, a convivência com discursos de ódio configura uma difícil realidade para as minorias na sociedade contemporânea, fato que reflete uma população conservadora e com pouca abertura às necessidades alheias. Com esse viés, na obra “Ensaio sobre a cegueira”, o escritor José Saramago atenta para a existência de uma indiferença às dores do outro no atual contexto social, nomeada por ele de “cegueira moral”. Paralelo a isso, é notório que tal ideário converge para difícil vivência das minorias no cenário global vigente, haja vista as diversas manifestações de ódio contra os grupos divergentes dos ideais majoritários, as quais elucidam a intolerância e o conservadorismo contrário à pluralidade de ideias e comportamentos. Dito isso, percebe-se a existência de preconceitos contra as diferenças no contexto sociocultural em análise, o que recai sobre as diversas minorias no formato de discursos de aversão.

    É claro, isso é um exemplo do que eu faria, e você certamente não é obrigado a seguir, entretanto, gosto de exemplificar a estrutura textual. Essa frase introdutória é o tópico frasal, logo em seguida temos o repertório e a explicação sobre o ponto argumentativo, o qual é finalizado com a síntese (Dito isso…)

    Seu texto tem potencial, se melhor estruturado.

    Conclusão: Você começou a conclusão muito bem, sinalizando a finalização. Governo Federal tem que ter letras maiúsculas, assim como Ministério da Educação. Não faz sentido dizer juntamente… Fale só sobre o Ministério da Educação, já que está propondo políticas educacionais. O Ministério já faz parte do Governo Federal. Faltou o detalhamento da proposta. Não existe essa vírgula depois do e em ( e, em suas respectivas comunidades.). A conjunção é DESTARTE, está escrita errada, embora bem empregada.

    Qualquer dúvida, perguntar

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  5. Parabéns pelo seu esforço
    Sucesso

    Achei que não ficou bem claro na introdução sua tese, o texto como um todo está muito simples acho que deveria desenvolver melhor sua ideias e argumentos. A conclusão não ficou bem claro o agente meio e fim, sugiro que deixe isso bem evidente para não perder ponto . Ao mais, Boa sorte

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