Condições econômicas e a depressão

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Tema: combate a depressão na sociedade brasileira.

A segunda geração do romantismo brasileiro foi marcada por episódios depressivos e mortes precoces de escritores que se suicidavam. No século XXI, as doenças psicológicas estão entre um dos maiores problemas do mundo, inclusive muitos líderes mundiais e cientistas estão buscando caminhos para combater tais doenças. O Brasil é o terceiro país mais depressivo do planeta, tendo em vista o expressivo número de desempregados e as condições precárias de vida em certas cidades do país.
A princípio, a depressão, principalmente em adultos, é acometida por estresse, rotina cansativa ou condições ruins de sobrevivência. Para Aristóteles, a ética era a felicidade, pois busca-se ser algo na vida, e todos almejam ser felizes de alguma maneira. Seguindo esta linha de pensamento, as pessoas depressivas precisam buscar a felicidade para se tornarem éticas e serem indivíduos mais capacitados. Logo, para que esta condição seja alcançada é preciso de mais atenção dos órgãos públicos a estes cidadãos.
Em segundo plano, o desemprego no Brasil é um dos fatores que causa mais depressão e até mesmo levar ao suicídio, visto o endividamento e risco de perder seus bens. Segundo Max Weber, “o trabalho dignifica o homem”, essa frase diz sobre a importância do trabalho e trabalhador na sociedade. Assim, uma parcela dos desempregados não se sentem dignos por não conseguirem se sustentar e afundam em doenças psicológicas.
Deduz-se, portanto, que é preciso políticas públicas para mudar o panorama brasileiro frente a depressão. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias de cada município realizar centrais de apoio aos doentes por meio de verbas do Governo Federal, a fim de minimizar os casos mais severos da doença. Ademais, é preciso de divulgação pelas mídias sociais sobre a depressão e seus impactos na sociedade, para que não seja rejeitada pelos familiares como drama ou falta de vontade.

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2 Correções

  1. Oii, Beatriz! Vou corrigir por parágrafos e pontuar algumas observações. Não sou profissional na área, mas espero ajudar você com o pouco que eu sei e, qualquer erro, você me corrige, pode ser? Vamos lá!

    [correção seguindo as competências do enem]

    INTRO
    –> “Romantismo” vem com inicial maiuscula, por se tratar de uma escola literária
    –> linkou muito bem a sua contextualização e com sua tese, ainda trouxe uma informação de bônus, muito bem
    –> apresentou as problemáticas de forma clara, isso é muito bom pois serve de norte para o corretor, além de atender ao modelo-padrão exigido pelo enem

    D1
    –> “Seguindo esta linha de pensamento” -> “Seguindo essa linha de pensamento” [ste: futuro / sse: passado]
    –> “Logo, para que esta condição” -> “Logo, para que essa condição”
    –> Beatriz, sua estruturação está muito boa, verifica-se um bom conhecimento sobre isso, pois você apresentou corretamente o modelo de tópico frasal, citação, afirmação e opinião. Entretanto, acabou por ocorrer um tangenciamento ao seu tópico frasal, pois você deveria argumentar em cima deste, que seria sobre rotina cansativa ou condições ruins de sobrevivência, mas, em vez disso, você acabou falando sobre ética e felicidade. Tenha a ciência que todo o seu parágrafo argumentativo vai girar em torno do que você apresenta no tópico frasal.

    D2
    –> erro ed concordância: “é um dos fatores que causa” [causam; pois concorda com o plural de fatores]
    –> “levar ao suicídio” -> “leva ao suicídio” [verbo no presente, não no infinitivo]
    –> você trouxe um ótimo repertório, coube bem com a situação, mas não fez a afirmação deste, fez apenas uma abordagem bem branda/superficial. Além disso, no tópico frasal você citou o suicídio, mas em nenhum momento abordou-o na sua argumentação.

    CONCLUSÃO
    –> ação: realizar centrais de apoio aos doentes | divulgação pelas mídias sociais sobre a depressão e seus impactos na sociedade
    –> agente: Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias | ?
    –> meio/modo: por meio de verbas do Governo Federal | ?
    –> finalidade: a fim de minimizar os casos mais severos da doença | para que não seja rejeitada pelos familiares como drama ou falta de vontade
    –> detalhamento: ? | ?

    –> ausência de vírgula: “… de cada município, realizar…”
    –> ausência de vírgula: “…doentes, por meio de verbas do Governo…”
    –> sempre retome a partes do seu texto, para criar uma linha racíocio com inicio, meio e fim

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 140
    C4: 180
    C5: 180
    NOTA: 820

    Nota representativa! parabéns pelo texto, Beatriz, você escreve muito bem!!! =)

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  2. olá!!
    *INTRODUÇÃO*
    Conclusão bem contextualizada, porém, senti falta de uma relação entre o 1° repertório e o 2°.
    obs: Romantismo deveria vir em letra maiúscula.

    (Percebo que vc não organizou os argumentos e desenvolvimentos na “ordem”. Vc deve colocar o 1° arg. citado na introdução, no 1° desenvolvimento e assim por diante.)

    *DESENVOLVIMENTO I*
    Fuga do tema e do ponto marcado no início do desenvolvimento.
    Ausência de opinião.

    *DESENVOLVIMENTO II*
    Erro de concordância.
    falta de opinião e esclarecimento sobre pontos ditos a princípio.

    *CONCLUSÃO*
    Não é indicado o uso de conectivos de tal estilo. Tente usar o “logo”, “portanto”…

    Conclusão:
    Agente- OK
    Ação- OK
    Modo- OK
    Detalhamento- ?
    Efeito- OK

    Competência 1: Dominar linguagens – 120
    Competência 2: Compreender fenômenos – 160
    Competência 3: Enfrentar situações-problema – 160
    Competência 4: Construir argumentação – 120
    Competência 5: Elaborar propostas- 160
    720

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