A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o conceito de saúde é bem mais abrangente do que a ausência de doenças: é um completo estado de bem-estar físico, mental e social. Todavia, observa-se que a pandemia da Covid-19 revela o impacto do isolamento social na saúde mental dos idosos, pois, não só a solidão provocada pelo distanciamento, mas também a excessiva exposição a notícias assustadoras sobre o assunto provocaram o aumento da ansiedade e depressão nesse grupo. Logo, é preciso averiguar as possibilidades de melhoria da qualidade de vida dessa população.
Inicialmente, ressalta-se a importância das relações sociais na vida humana. Sob tal ótica, no filme “O Náufrago”, uma bola de voleibol, transformada em uma caricatura de rosto humano, torna-se objeto de consolo para o protagonista preso em uma ilha. Nesse sentido, vê-se a necessidade de formas interativas de comunicação, para que os idosos não sintam-se impotentes e sozinhos.
Outrossim, percebe-se que a avassaladora onda de notícias ruins no contexto pandêmico é um fator contribuinte para o agravamento da ansiedade. Segundo a pesquisadora da Universidade da Califórnia, Rebecca Thompson, somente assistir a eventos desastrosos pode gerar problemas de saúde física ao longo do tempo. Nesse ínterim, é inegável que a terceira idade sofre diretamente com a propagação de noticiários negativos, visto que, muitos, priorizam a forma como a doença afeta esse grupo, que, por sua vez, sente-se intimidado.
Fica evidente, portanto, a importância do debate acerca da saúde mental dos idosos em tempos de pandemia. Logo, é necessário que o Ministério da Saúde crie um aplicativo virtual interativo, por meio de jogos voltados para a terceira idade e informações devidamente “filtradas” sobre a Covid-19, isto é, contendo dados reais sobre a doença e formas de previni-la, a fim de assegurar o bem-estar psíquico dessas pessoas e aliviar a tensão fomentada pelo insulamento. Com isso, a população idosa ficará mais próxima de vivenciar o conceito de saúde.
Obs: fiz uma redação com esse mesmo tema, aliás, só mudei o desenvolvimento 1. Dêem uma olhadinha! E me digam qual ficou melhor. <3
Robertagiovanna
Muito boa a sua dissertação, meus parabéns. A introdução bastante clara e explanando o conteúdo de uma forma maravilhosa, o desenvolvimento você foi bastante informativa e desenvolveu o assunto de uma forma bastante direta, além da linguagem perfeita a se usar em uma dissertação. A conclusão ficou ótima, mas um pouco extensa, mas mesmo assim está muito boa. Sua redação em si está muito muito boa.
Daniel Barbosa
Bom dia!
Parabéns, ótima redação….
==================================
Sua introdução está muito boa.
Seus desenvolvimentos também….
Sua intervenção completa, porém achei muita extensa…
==============================================
Portanto, fica evidente que os efeitos ambientais negativos no Brasil devem ser combatidos. Para tanto, é papel do Estado, por meio do Ministério da Educação, impedir o alto desmatamento, por intermédio de um maior investimento em fiscalização, bem como uma maior presença de guardas florestais, a fim de que aja um maior controle deste meio, assim como a redução do desmatamento e, consequentemente, de eventos extremos. Ademais, é importante que o Executivo invista grandemente na infraestrutura de regiões com maiores riscos, com o fito de diminuir a vulnerabilidade e as disparidades sociais. Então, assim, o que está previsto na Constituição possa ser mais relevante na prática e o Brasil seja um país mais sustentável.
==================================================
C1 = 180
C2 = 200
C3 = 180
C4 = 200
C5 = 200
===========================960 PONTOS