A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o conceito de saúde é bem mais abrangente do que a ausência de doenças: é um completo estado de bem-estar físico, mental e social. Todavia, observa-se que a pandemia da Covid-19 revela o impacto do isolamento social na saúde mental dos idosos, pois, não só a solidão provocada pelo distanciamento, mas também a excessiva exposição a notícias assustadoras sobre o assunto provocaram o aumento da ansiedade e depressão nesse grupo. Logo, é preciso averiguar as possibilidades de melhoria da qualidade de vida dessa população.
Inicialmente, o uso das tecnologias facilita a comunicação, enquanto diminui a sensação de desamparo da população idosa. Conforme o especialista em longevidade, Jorge Félix, a tecnologia evita o isolamento, ensina coisas novas e aumenta o acesso a serviços públicos e até a resultado de exames. Desse modo, os meios digitais são imprescindíveis nesse contexto atípico, pois possibilitam que o idoso mantenha seus relacionamentos interpessoais a fim de garantir sua saúde mental.
Outrossim, percebe-se que a avassaladora onda de notícias ruins no contexto pandêmico é um fator contribuinte para o agravamento da ansiedade. Segundo a pesquisadora da Universidade da Califórnia, Rebecca Thompson, somente assistir a eventos desastrosos pode gerar problemas de saúde física ao longo do tempo. Nesse ínterim, é inegável que a terceira idade sofre diretamente com a propagação de noticiários negativos, visto que, muitos, priorizam a forma como a doença afeta esse grupo, que, por sua vez, sente-se intimidado.
Fica evidente, portanto, a importância do debate acerca da saúde mental dos idosos em tempos de pandemia. Logo, é necessário que o Ministério da Saúde crie um aplicativo virtual interativo, por meio de jogos voltados para a terceira idade e informações devidamente “filtradas” sobre a Covid-19, isto é, contendo dados reais sobre a doença e formas de previni-la, a fim de assegurar o bem-estar psíquico dessas pessoas e aliviar a tensão fomentada pelo insulamento. Com isso, a população idosa ficará mais próxima de vivenciar o conceito de saúde.
Mariaec9Iniciante
Impactos do isolamento social na saúde mental dos idosos na quarentena
Compartilhar
Nicoli
Parabéns pela redação!
Você seguiu bem as competências:
1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
5- Respeito aos direitos humanos
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
Só uma observação- no enem eles buscam temas silenciados e não que estão na TV, por exemplo ,é muito mais provável cair sobre o fumo, sistema carcerário e leitura do que sobre a pandemia, quero dizer também que a sua intervenção foi muito criativa, isso demonstra autoria, foi uma das melhores redações desse site
Estude e boa sorte!! Sua nota será alta!!
Corrija minha nova redação no meu perfil ,por favor