Estudante

Alfabetização Digital na Terceira Idade (ENEM)

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No século XXI, tudo pode ser feito através do mundo digital. Contudo, pessoas da terceira idade sentem dificuldade em utilizar esse tipo de tecnologia, seja por falta de entendimento sobre sua utilidade, ou de acessibilidade dos dispositivos. Sendo esse século marcado pela presença do digital, pessoas de idade avançada acabam ficando à margem da sociedade em vários aspectos.

Primeiramente, é necessário destacar que para grande parte delas não existe à possibilidade financeira de adquirir um dispositivo para efetuar sua entrada no digital, como afirma uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2019, metade dos brasileiros vive com menos de quinhentos reais mensais. Dessa forma, a compra de um dispositivo mesmo que tenha se tornado mais acessível ao longo dos anos ainda é para alguns quase que um impossível.

Com à chegada da internet houve o surgimento do EAD(ensino à distância), com o poder de democratizar o ensino uma vez que é mais barato e prático, em contraste com o ensino comum. Porém, pela falta de alfabetização digital à terceira idade acaba ficando impossibilitada de sua utilização, e restringe seu acesso à informação, de certo, torna-se visível uma quebra da magna carta brasileira, que garante a todos os indivíduos o acesso à educação.

Portanto, visando à alfabetização digital da terceira idade o Ministério da Educação deve criar uma campanha de mídia na televisão aberta visando atingir os mais velhos que explique de forma simples o uso da internet e de aparelhos digitais como smartphones e notebooks, de forma simples. Somente assim esses indivíduos poderão enfim, participar desse mundo digital.

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3 Correções

  1. Seu texto trouxe informações interessantes sobre o tema, entretanto, poderia ter exemplificado mais. Na Introdução, você enrolou um pouco, é preciso dizer com clareza, os temas expostos. Em relação a Conclusão, poderia ter citado mais uma solução para o problema da internet para os idosos.
    Comp1 – 180
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    Total: 800 Pontos

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  2. Olá, boa noite.
    Gostei de alguns dos seus argumentos, você demonstra ter domínio sobre a escrita e a norma cuta, seu texto ficou bem coerente em algumas situações.
    Você repetiu muito algumas palavras como “digital” “uma vez que” “de forma simples”, seria legal você especificar também como e pq ocorre essa falta de alfabetização, seria bom usar algum fato histórico, como por exemplo, a ditadura militar, a crise econômica durante os governos passados e com isso prejudicando a educação e etc. No mais, sua redação está ótima!

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  3. Olá, tudo bem?
    Houve equívoco quanto ao uso de crase em “existe à possibilidade financeira”.
    Uma superposição em “digital, como afirma”, o problema poderia ter sido revertido caso colocasse um conectivo que indicasse causa ( efetuar sua entrada no digital, uma vez que, como afirma uma pesquisa do…) ou com um ponto após digital, de modo, até mesmo, a evitar períodos muito longos.
    “Dessa forma, a compra de um dispositivo, mesmo que tenha se tornado mais acessível ao longo dos anos, ainda é para alguns quase que um impossível” Adjunto adverbial entre vírgulas.
    No mais, boa precisão vocabular e domínio da forma escrita
    C1:160
    Bom projeto de texto. Só aconselho colocar os argumento na ordem que foram propostos na tese, porque dá uma impressão de mais arquitetado. Os repertórios também foram pertinentes e você conseguiu fazê-los produtivos, parabéns!
    C2:200
    Seus argumentos são bons, mas seria interessante maior aprofundamento. Por exemplo, tente explicar pq há uma falta na alfabetização digital à terceira idade.
    C3:160
    Conectivos bem utilizados, porém, houve uma repetição muito visual de “de forma simples” no último parágrafo.
    C4:160
    O elemento “meio” na proposto não está muito explícito. Seria o “televisão aberta”?
    C5:160

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