Caminhos para combatet a intolerância religiosa no Brasil

  • 0

Apesar do multiculturalismo,a população brasileira persiste em discriminar o que lhe é estranho.Ademais,ainda que a Constituiçãi Federal de 1988 assegure a todos o direito de exercer suas crenças,nota-se crescente aumento nos números de casos de intolerância religiosa no país. Tal fato se dá por duas problemáticas:a carência de esforços do governo para descrescer essas taxas e o individualismo existente na sociedade. Diante de tais fatos,é imperativo que medidas para mudar o atual cenário sejam tomadas.
Primeiramente,como dissertado por Zygmunt Bauman em sua obra “Modernidade Líquida”,o individualismo é um dos principais-senão o principal- conflitos da pós-modernidade.De acordo com o filósofo,o indivíduo dos dias atuais sofre com a falta de tolerância.Ou seja,com a sua intolerância,o Homem tende a desenvolver pré-conceitos acerca do que para ele é desconhecido,o que,por sua vez,resulta no preconceito intríseco à sociedade.Portanto,entende-se que o fenômeno descrito por Bauman atua como relevante agravante da opressão sofrida pelos grupos religioso,já que o mesmo inibe a evolução da mentalidade humana,tendo em vista a falta de empatia no comportamento humano.Nesse viés,para que haja mudança no pensamento da sociedade e ocorra abrandamento nos casos de intolerância religiosa no Brasil,deve haver incentivo à esta mudança pelos meios formadores de opinião,considerando o grande alcance dos mesmos.
Em segundo lugar,com um aumento de 67,7%-de acordo com o Disque 100-,o número de denúncias desse tipo de preconceito seguem crescendo no período vigente à pandemia causada pelo COVID-19.Entretanto,notórios dados não causam alarme ao Estado,uma vez que não há laicidade no que diz respeito ao governo. Declarado evangélico e cristão,a falta de postura do governo diante deste preocupante cenário faz com que haja continuidade com estes atos,que como dito pelo site BBC,tem seu foco em religiões de matriz africana. À vista disso,os Poderes devem adotar medidas a fim de mudar o quadro apresentado,para que às religiões seja devolvida a liberdade de praticar suas crenças.
Dessarte,é indiscutível que a situação hodierna não pode permanecer imutável.Logo,por meio das mídias sociais,os criadores de conteúdo,devem,projetar campanhas conscientizadoras,com o objetivo de propagar a igualdade e o respeito aos grupos religiosos,assim como o Poder Executivo,executando as leis e os decretos previstos pela Constituição de 1988,com a finalidade de tornar a sociedade tolerante e democrática. Deste modo,a questão levantada por Zygmunt Bauman será dissolvida.

Pessoal,bom dia! Nesta redação eu queria que vocês me ajudassem com meus principais erros:repetição de palavras,pontuação e,talvez,fuga do tema.Não precisam corrigir de acordo com as competências do ENEM,apenas se tiverem tempo. Dicas para melhorar minha dissertação também são bem vindas. Tenham um bom dia e bons estudos.♡

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom dia!

    Você escreve bem, porém vou lhe dar algumas dicas….

    Tente não escrever verbos gerúndios em suas redações que são todas as palavras terminadas em .ndo.: executando , considerando, crescendo, executando.

    Algumas palavras repetidas:
    16 “que!
    05 “para”

    Seu Desenvolvimento D1 está muito resumido, tente fazer com 4 períodos e nunca esquecer de fazer o ultimo parágrafo que é o desfecho final com mais criticidade…

    • 0
  2. Competência I: atente-se ao espaçamento das palavras após o uso da vírgula.
    No segundo parágrafo houve um desvio ortográfico, em “intrínseco”.
    Ainda no segundo parágrafo houve um problema de concordância verbal em “grupos religioso”.
    No último parágrafo separou-se o sujeito do verbo. Isso não pode acontecer!

    Competência II: A compreensão temática foi razoável, mas acho que beirou o tangenciamento quanto à abordagem da individualidade humana. Falou-se muito sobre este aspecto e menos sobre a intolerância em si.

    Competência III: O repertório sociocultural foi razoável pela citação a Bauman e à Constituição de 1988.

    Competência IV: o texto teve problemas de espaçamento quanto aos parágrafos. Ficou dificil identificar onde um termina e o outro começa. Quanto às vírgulas, houve o mesmo problema. Contudo, a estrutura textual está muito boa.

    Competência V: faltou-se especificar e detalhar os agentes de intervenção: Ok, influenciadores, mas em qual plataforma? Quais influenciadores? E, tendo em vista que foi dito no texto que o próprio governo negligência a questão da intolerância religiosa, é incoerente doer que o próprio governo trará mudanças neste quadro.

    I – 120
    II – 120
    III – 120
    IV – 80
    V – 120

    OBS: você escreve bem, mas atente-se à revisão textual, pois foi alguns erros de transcrição, acredito eu, que acabaram por prejudicar sua nota como um todo!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.