Com a ascensão da Terceira Revolução Industrial, grandes inovações tecnológicas surgiram no mercado, inclusive no campo cinematográfico, havendo posteriormente o início dos filmes em cores que revolucionou essa área. Entretanto, devido à negligência estatal, muitos locais do território brasileiro não oferecem cinemas de forma gratuita ou mais acessível, o que prejudica a população, principalmente as minorias de cidades interioranas.
A priori, o filme de 2019, Vingadores: Ultimato, que conta sobre a braveza de grandes super- heróis para salvar o mundo, revolucionou de forma intensa o mercado cinematográfico, movimentando milhões de dólares e trazendo uma legião fãs. Dessa forma, fica evidente que o acesso a filmes em cinemas é essencial, porém, grande parte da população brasileira fica restrita a esse acesso, pois não há salas de cinema em suas cidades, fato que infelizmente atinge principalmente o Norte e Nordeste do país.
Por outro lado, o acesso aos cinemas se torna bastante elitizado, com altos preços para ingressos, a diversão se torna limitada para diversos cidadãos, principalmente os de baixa renda que moram nas periferias do país. Segundo o site “Meio e Mensagem, 17% da população tem acesso ao cinema, enquanto 83% ainda não consegue frequentá-lo. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Tendo em vista os fatos supracitados, medidas de intervenção para amenizar essa problemática são essenciais. Sendo assim, faz-se imperativo, a implantação de sessões de cinema de forma gratuita, pelo governo, em cidades do interior e para populações menos privilegiadas, a fim de que todos possam ter acesso ao cinema. Além disso, deve haver postagens em redes sociais sobre os filmes que serão exibidos para informar a população sobre as sessões. Dessa forma, a democratização do acesso ao cinema pode acontecer da melhor forma no território brasileiro.
krisleinara27
C1= 180 demostrou bom domínio da norma culta da língua portuguesa.
C2 = 180 compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
C3= 180 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4 = 180 demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
C5 = 180 elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Total: 900
Eu amei a sua redação, pois vc desenvolve muito bem o assunto e parece ter conhecimento real sobre o que está falando. Apresentou bastante repertório cultural e nota-se que vc conhece bem a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo modelo Enem.
Daniel Barbosa
Ótima redação, porém achei o seu D1 e D2 muito resumido e faltando um desfecho final bem crítico, no mais tudo muito bom….
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 180
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
5. Proposta de intervenção: 200.
NOTA: 960
diegohpinheiro
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica.
Nota: 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato.
nota: 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
nota: 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação.
nota:200
5. Proposta de intervenção
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos
nota: 200.