Internet é a nova droga.

  • 0

“Qualquer tecnologia avançada é indistinguível da magia” , É o que diz o escritor e inventor britânico, Arthur C. Clarke. Mágicos foram considerados os primeiros neurocientistas e psicólogos a entenderem sobre como funciona a mente humana e vulnerabilidade que possuem, seja de uma mente geniosa como a de um médico ou um engenheiro aeronáutico,  seja as mentes mais ingênuas como a de adolescentes ou jovens adultos.

No ramo da tecnologia não é diferente. Pessoas renomadas nessa área – que tiveram a regalia de estudar em universidades conhecidas como  a  Universidade de Stanford, Califórnia – aprenderam formas de como deixar a tecnologia ainda mais persuasiva para os olhos humanos e fazer com que continuem com suas cabeças baixas olhando suas telas. Essa tecnologia persuasiva foi criada para ser aplicada ao extremo buscando a mudança no comportamento de uma pessoa. O empresário trabalhador da plataforma Google e autor do livro “Automating Humanity”, Joe Toscano diz que essa estratégia de sempre estar querendo saber o que há de novo nas mídias se chama Reforço Intermitente Positivo.  Esse ciclo infinito de sempre buscar novidades nas redes, é o que nos deixa ainda mais obcecados com nossos aparelhos e nos deixando cada vez mais isolados de eventos que são realmente importantes para a vida. Estudos feitos apontam que as pessoas mais tempo conectadas a internet do que cumprindo suas responsabilidades, isto é mais presente na conhecida Geração Z, que nasceram em meio a tecnologia e que não são capazes de passar um tempo sem o aparelho celular.

O tempo das pessoas gasto em mídias sociais é completamente absurda, porquê os indivíduos passam a se isolar e a ter o mínimo possível de contato físico com as pessoas ao redor, e desenvolvendo doenças mentais crônicas como a depressão e ansiedade. Observa-se que este cenário é maléfico para as mentes jovens e está fugindo do controle, esses produtos de tecnologia não foram projetados por psicólogos infantis buscando educar e proteger crianças sobre a internet, eles foram criados para gerar algoritmos e que são ótimos em recomendar algo novo. Não é apenas o fato de estar controlando a forma de como passamos o tempo com as redes, é sobre a educação que recebemos, em especial a tecnologia que se aprofunda no tronco cerebral e são capazes de influenciar todas as mentes jovens alterando o senso de autoestima e identidade. Isso é capaz de deixar a pessoa mais fútil e vazia por dentro se preocupando sem necessidade sobre como 10 mil pessoas iram pensar sobre nós e oque somos.

Em virtude dos aspectos abordados, pode- se dizer que, a maneira mais eficiente de se ter o controle nas plataformas é através do exemplo dado pelos pais e professores nas escolas primárias, ensinando as crianças sobre o que deve ser verdadeiramente valorizado na sociedade e enaltecer o reconhecimento da autoimagem sem ter preocupações de críticas maldosas. E ensinar que se tiver um problema consigo deve encontrar um profissional para tentar compreender o que está afetando o indivíduo psiquicamente, para que em um futuro próximo, a ofensa não chegue a afetar tanto o interior.

Compartilhar

1 Correção

  1. Excelente texto porém na introdução achei um pouco sem foco, não teve uma defesa principal para enfatizar a conclusão, deve expor a sua ideia logo no começo entende…em relação a conclusão não teve uma afirmação, demonstrado logo no início da frase ” Em virtude dos aspectos abordados, PODE – SE DIZER QUE, a maneira mais eficiente de se ter o controle nas plataformas é ATRAVÉS do exemplo dado pelos pais e professores nas escolas primárias” .

    Observação : Toda leitura, para não ser equivocada, deve necessariamente levar em conta o contexto que envolve a passagem que está sendo lida.

    Você deu uma ideia contraditória na conclusão, não teve uma afirmação, representado nas palavras PODE – SE DIZER QUE, mas porém utilizou um Advérbio ou seja, ATRAVÉS, tando ideia de lugar .

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.