Já é considerado fato a muito tempo que p feminicídio é um problema sério no Brasil. Oriundo desta hostil realidade, é comum se ouvir entre um grupo de mulheres, que ao menos uma tem medo de se relacionar com um homem. Comentários como “Você viu que um homem matou a esposa? Passou na televisão ontem!” são recorrentes entre as mulheres de nacionalidade brasileira. Sabe-se também, que muitas são as mulheres que mantem um casamento repleto de abusos por medo de uma possível reação agressiva do cônjuge.
O Ligue 180, é uma ferramenta de uso público e gratuito que possibilita a facilitação da denúncia por parte da mulher para contra seus agressores. Porém, são muitas as mulheres que ao sofrerem violência doméstica e até mesmo psicológica não denunciam seu abusador. Muitas das vezes, a justificativa das vítimas são os laços afetivos ou familiares que a esposa possui com o marido e com os filhos.
Entretanto, seria correto culpá-las por tal atitude? Certamente que não. Na maior parte dos casos, as mulheres estão dominadas pela medo construído em uma sociedade majoritariamente machista. O temor de se tornar mais uma das incontáveis vítimas levadas pelo feminicídio é compreensível na sociedade em que se vive hoje.
Diante dos fatos supracitados, é consenso que a persistência da violência contra a mulher é uma realidade inegável no Brasil. Sendo assim, faz-se necessária a ação por parte do ministério da defesa de revisar as já vigentes relacionadas ao feminicídio. Desta forma, tornando mais extensas as punições aos agressores e levando uma maior qualidade de vida para as cidadãs brasileiras.
Jiniy
Eu acho que na introdução faltou vc falar da problemática em si,a tese deve ser acerca do problema que o texto de dá,e tu deve se posicionar sobre,nesse caso seria “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.E era sobre isso que vc deveria abordar na tese.E na proposta de intervenção, faltou argumentar mais sobre o modo,como o ministério da defesa faria a ação
Guga7895
Todo seu texto tem uma boa estrutura e demonstra um amplo conhecimento sobre o assunto, com o uso de áreas do conhecimento tanto na introdução quanto no desenvolvimento do seu texto. Contudo, acredito que sua proposta de intervenção não possua os 5 elementos exigidos pelo ENEM. No seu texto, é possível ver o agente “ministério da defesa”(que deveria estar com letras maiúsculas) e o efeito “tornando mais extensas as punições aos agressores e levando uma maior qualidade de vida para as cidadãs brasileiras.”, contudo, não fica claro o modo/meio que a ação será feita, além da ausência do detalhamento. No geral, seu texto está bem bom, só cuidado na conclusão.