Caminhos para combater a falta de mobilidade urbana no Brasil

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Ao analisarmos a atual situação da infraestrutura do Brasil, nota-se que existe uma enorme desigualdade entre estados, muitas regiões ainda sofrem com deficiência de infraestruturas básicas como a falta de pavimentação nas ruas ou falta de saneamento básico, isso afeta negativamente diversas áreas da sociedade brasileira principalmente na falta de mobilidade urbana, um item básico para todo cidadão. Então, quais os caminhos para combater a falta da mobilidade urbana no Brasil?

Primeiramente, é de extrema importância o entendimento de que a falta de mobilidade urbana é causada pela existência de ruas e estradas sem pavimentação, falta de transporte público, falta de acessibilidade para deficientes, dentre outros diversos motivos. Contudo, é notável que todos os exemplos citados são áreas essenciais para a vida de uma pessoa, independente de qual seja sua ocupação.

No Brasil, é necessário que o governo se empenhe mais na criação de projetos para o combate da falta de mobilidade, pois, diversas pessoas não tem condições de chegar ao seu local de trabalho ou estudo, devido a falta de transporte público, aumentando o nível de desemprego e abandono escolar. Além disso, uma infraestrutura de mobilidade deficiente pode acarretar em acidentes graves de trânsito, já que ruas em péssimas condições são um grande risco para condutores.

Portanto, conclui-se que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que tem como função a regência de uma sociedade justa, se empenhem mais na revisão e criação de leis sobre a infraestrutura brasileira, além de garantirem um direito humano. Também é necessário que órgãos responsáveis pela educação como o Ministério da Educação e Cultura (MEC) criem palestras e campanhas para a conscientização das pessoas de que a mobilidade urbana é um direito humano, e que todos deveriam ter acesso a isso, pois como seguindo a frase do Filósofo Immanuel Kant “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.

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2 Correções

  1. 1° competência: 200
    Ao meu ver, você demonstra bom domínio da escrita formal e com nenhum desvio gramatical

    2° competência: 160
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, apresentando bom domínio do texto dissertativo-argumentativo e com conclusão.

    3° competência: 160
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, com indícios de autoria defendendo seu ponto de vista.

    4° competência: 160
    Articula bem as partes do texto, de forma mediana e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    5° competência: 200
    Elabora de forma excelente a proposta de intervenção relacionada ao tema.

    NOTA FINAL: 880

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  2. TABELA DE NOTAS POR COMPETÊNCIA
    COMPETÊNCIA I – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 200
    COMPETÊNCIA II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 120
    COMPETÊNCIA III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
    COMPETÊNCIA IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 140
    COMPETÊNCIA V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos Elementos: AÇÃO + AGENTE + MODO/MEIO + EFEITO + DETALHAMENTO – 200

    T: 7400 – 800 pts

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