Ao desenvolver uma visão do mundo, Diógenes, filósofo grego, percebeu que para conseguir viver bem não precisa de excessos, basta apenas o essencial. Controverso à visão do filósofo, percebe-se no campo da alimentação uma necessidade de exageros por parte da população, que por vezes, causa dano no meio ambiente. Tal hábito é originado da ignorância humana e da falta de informações por parte da população.
Primeiramente, a ignorância das pessoas é originada da falta de empatia com seus semelhantes. Ao estudar a sociedade, Max weber, sociólogo alemão, notou que o causador de mudanças no meio coletivo é o indivíduo. Dessa forma, a falta de preocupação com a sociedade por parte das pessoas é bastante perceptível, pois ao buscar o enriquecimento monetário, o sujeito não visa o bem estar do mundo. Pela mesma razão, o indivíduo que trabalha no ramo alimentício não tem simpatia com o meio ambiente, assim, usando métodos causadores de problemas ambientais.
Por outra visão, a causadora de grandes problemas na humanidade é falta de informações. Na obra “O mito da caverna”, Platão, filósofo grego, fala sobre pessoas vivendo dentro de uma caverna, as quais acreditem que o mundo se baseia apenas naquele local. Saindo para a realidade, acontece algo semelhante em nossa sociedade, onde, por falta de esclarecimentos à população, a mesma não faz ideia das consequências de certos hábitos. Por conseguinte, essa problemática é notada quando se fala em alimentação com relação à preservação do meio ambiente, pois, o consumidor não faz ideia dos meios para produção dos alimentos, e nem dos problemas ocasionados por esses meios.
Decerto, esses empecilhos precisam ser combatidos de imediato. Logo, o Governo deve melhorar a disseminação de informações para a população em relação à preservação do meio ambiente, por meio de campanhas publicitárias e propagandas que incentivam a empatia tanto com a sociedade, e também com a saúde do mundo. Tais métodos são melhores aplicados em mídias sociais, pois, alcançam um maior número de pessoas. Dessa maneira, é possível seguir uma vida sem exageros que degradam o mundo e viver apenas com o essencial, assim como Diógenes.
MilenyAlmeida
Vamos lá, vi que ninguém corrigiu sua redação, estranho! Normalmente elas são corrigidas no mesmo dia em que são enviadas.
INTRODUÇÃO :
Você contextualizou super bem e fez sua tese, porém existe uma redundância: “ignorância humana e da falta de informações” São sinônimos.
D1: ” métodos causadores de problemas ambientais.” Quais? Cite
D2: Ficou bom!
CONCLUSÃO: Ficou boa também.
Vc citou Max Weber, Diógenes e Platão… Tenta tirar um deles e acrescentar algum dado estatístico.
Você escreve bem, acho que sua nota no Enem com essa redação seria superior a ou igual a 780.