A agricultura foi descoberta no período Neolítico da pré-história, a prática de plantio e colheita dos alimentos revolucionou o modo de viver da época. Com a evolução dessas práticas e da utilização de máquinas e insumos para uma maior produtividade, os alimentos estão sendo cada vez mais modificados com agrotóxicos que, em excesso, prejudicam a saúde do ser humano. Além da expansão dos latifúndios que modificam o meio ambiente, retirando nutrientes e liberando poluentes.
Os alimentos saudáveis são fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano, porém, com a internacionalização das empresas transnacionais de “fast-food” os hábitos alimentares decaíram e a utilização demasiada de insumos contribuíram para a perca de qualidade de determinados alimentos, resultando no aumento do número de pessoas que sofrem com doenças relacionadas a má alimentação, como diabetes, obesidade e anemia.
No entanto, os problemas causados pela agroindústria não se restringem ao ser humano, eles também afetam o meio ambiente como um todo, desde o solo até a atmosfera. Com a instauração do sistema capitalista as indústrias buscam produtividade a todo custo e, normalmente, sacrificam o cenário ambiental retirando, e não repondo, os nutrientes do solo e emitindo gases poluentes para a atmosfera, causando a intensificação do efeito estufa, chuva ácida e, dentre outros, a interferência no ciclo do Nitrogênio.
Portanto, cabe a Anvisa aumentar os impostos sob os insumos e fiscalizar rigidamente a quantidade contida nos produtos, afim de diminuir a utilização em excesso. As agroindústrias também devem fazer adaptações para minimizar os impactos causados ao planeta, com a utilização de gases menos poluentes e com a reposição dos nutrientes do solo. Além da Anvisa e das agroindústrias, também cabe a sociedade conscientizar a população em relação à alimentação saudável, por meio de palestras e campanhas pode-se fazer com que a saúde, a alimentação e o meio ambiente nacional elevem a sua qualidade.
Hanna_Arielle
Olá, tudo bem?
Bom um comentário geral sobre o seus texto:
No geral ele foi bem escrito, teve argumentação e dissertação. Senti falta de algum repertório sociocultural, eu vi que você utilizou bastantes conhecimentos técnicos de biologia, química e geografia, além de ter feito uma alusão perfeita histórica na sua conclusão, o problema é que o enem pode não legitimá-los por não possuir uma fonte específica, sabemos que tudo é real e que você trouxe pontos importantes demais, se puder acrescentar fonte neles aí fica perfeito.
Quanto a sua conclusão, acredito que você deva focar numa proposta de conclusão mais ampla, vejamos sempre nas redações temos uma proposta mais sólida e outra medida mais convencional como palestras( no qual você citou) ou conscientização, mas a sua proposta foi muito solta porque você apresentou 3 formas distintas de lidar com o problema, não que esteje errado , mas se você focar em uma mais sólida e outra mais convencional acredito que sua nota aumentará.
Bom espero ter ajudado e muito boa sorte!