Aprendiz

Trabalho escravo em discussão no Brasil

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Corrijo de volta!

No ano de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que proibia a escravidão no Brasil. No entanto, mesmo a prática tendo sido abolida no papel, ela ainda persiste no atual contexto nacional. Sob essa ótica, evidencia-se a necessidade da discussão do trabalho escravo no país, visto que tal cenário é extremamente prejudicial e, portanto, precisa ser erradicado. Nesse contexto, a problemática é influenciada pela má situação financeira que muitos brasileiros enfrentam, bem como pelo silenciamento acerca da questão – o que contribui para a manipulação de menores à escravatura. 

Em primeira análise, esse panorama caótico é causado pela escassez de recursos que diversos trabalhadores vivenciam. De acordo com a Constituição Federal, todos têm direito à liberdade e segurança, no entanto, esses direitos não são realmente assegurados, na prática, à população trabalhadora pobre, uma vez que essa sofre com a miséria e, por medo do desemprego, se sujeita a atividades laborativas exploratórias e inseguras. Para o sociólogo John Locke, esse quadro representa uma quebra do contrato social, pois, quando a coletividade aceita ser governada por um Estado, ela espera que este atenda os anseios sociais, amenizando a miséria, porém tal atividade estatal não ocorre na hodiernidade brasileira, haja vista a presença da escravidão no país. Dessa forma, a escravatura contemporânea é favorecida pela pobreza e ineficácia governamental. 

Ademais, a falta de debate sobre o trabalho escravo hodierno colabora para a manutenção dele. Segundo o filósofo Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação, entretanto, tal pensamento não é adotado no ambiente nacional, posto que a discussão acerca da escravização não é usada como instrumento de contenção da problemática. Nessa perspectiva, ao silenciar o revés, mais indivíduos passam a ser suscetíveis às atividades escravistas, por acreditarem que elas foram plenamente abolidas pelo sancionamento da Lei Áurea, o que não aconteceu na realidade. Desse modo, essa conjuntura de silenciamento afeta, principalmente, os jovens – que ainda estão em formação de sua postura crítica e são mais fáceis de manipular – além de consolidar o escravismo no Brasil atual. 

Portanto, medidas devem ser aplicadas para conter o infortúnio. Com o objetivo de erradicar o ofício escravocrata na nação, o Ministério do Trabalho deve, mediante verbas governamentais, ampliar a fiscalização direcionada aos trabalhos desumanos e o auxílio às vítimas. Ao fiscalizar e encontrar pessoas nessas condições, é preciso o resgate desses indivíduos e o fornecimento do Seguro-Desemprego a eles, que dará assistência financeira. Paralelo a isso, devem ser realizadas campanhas educativas sobre o assunto em todo o território nacional, a fim de trazer esclarecimento social. Sendo assim, o trabalho escravo será realmente abolido no país, como pretendia a Princesa Isabel. 

Sei que os parágrafos deveriam ser menores… sempre acabo me excedendo :(

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2 Correções

  1. – Sua introdução ficou muito boa. Você trouxe um repertório MUITO pertinente e conseguiu introduzir muito bem o tema. A tese ficou bem clara, e você soube utilizar conectivos muito bem, além de ter demonstrado um bom vocabulário.
    – No seu desenvolvimento 1 acho que ficou muito expositivo. Você trouxe dois repertórios que ocuparam uma parte muito grande do parágrafo, deixando um espaço menor para sua defesa. Também tive algumas dúvidas quanto à gramática em alguns pontos (sou péssima em gramática, por isso não tenho certeza se realmente são equívocos).
    – Seu desenvolvimento 2 foi muito bem construído e você ainda conseguiu fazer a amarração perfeita com o repertório lá da introdução.
    – Só uma observação sobre a conclusão: não existe mais Ministério do Trabalho. As atribuições que eram desse Ministério foram atribuídas a outros. Se quiser dar uma conferida nos atuais Ministérios, dá uma olhada nesse site: https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-presidencia/ministros. Fora isso sua conclusão está muito boa!

    Competência I: 180
    Competência II: 180
    Competência III: 200
    Competência IV: 200
    Competência V: 200

    Parabéns!

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  2. C1- 140
    C2- 160
    C3- 120
    C4- 160
    C5- 160

    Nota: 740

    Introdução: aborde questões como “visto que tal cenário é extremamente prejudicial e, portanto, precisa ser erradicado” e “o que contribui para a manipulação de menores à escravatura.” nos desenvolvimentos, abordar essa problemática antes pode deixar o texto repetitivo ou até mesmo longo demais.
    Desenvolvimentos: Opte pelo uso de no máximo um repertório sociocultural por parágrafo. Boa argumentação, atente-se apenas aos conectivos que vc usou pois em alguns momentos soa contraditório e revise o uso da vírgula. Parabéns por retomar o tema várias vezes, isso contribui muito para sua nota.
    Conclusão: Tópico frasal perfeito. Atente-se aos 5 elementos necessários na proposta de intervenção, você apresentou três propostas porém nenhuma completa.

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