Iniciante

O aumento dos itens da cesta básica do brasileiro

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São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão do aumento dos preços da cesta básica brasileira contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que no Brasil, apresente pessoas com dificuldades econômicas para adquirir alimentos básicos devido a sua alta considerável nos preços. Com isso surge a dificuldade do acesso aos produtos básicos alimentícios, em virtude da insuficiência da Lei da segurança alimentar e nutricional e da falta de debate sobre a importância de garantir os itens da cesta básica acessíveis financeiramente a todos.

Convém ressaltar, a princípio, que a insuficiência da Lei número 11346, lei essa que defende o direito de todos ao acesso de alimentos em quantidade suficiente, é um fator determinante para a persistência do problema. Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, o aumento dos preços dos produtos da básicos na lista de compras não encontra a garantia na prática da Lei de segurança alimentar e nutricional, dificultando a resolução do problema.

Além do mais, ressalta-se que a falta de debate sobre a importância de assegurar os itens da cesta básica a preço acessível também se configura como um entrave no que tange o acesso igualitário aos itens. Conforme a primeira Lei de Newton, um corpo tende a ficar em repouso se não há uma força agindo sobre ele. Isso pode ser notado, uma vez que, o problema não é discutido e por isso, permanece apresentando aumento nos preços dos itens, sem indignação e debate sobre.

Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar o acesso financeiro a todos os produtos da cesta básica. É fundamental, portanto, asseguração da Lei número 11346, pelo poder Legislativo por meio fiscalizações e cabe as escolas, apresentar por meio de palestras para estudantes com nutricionistas, ressaltando a importância desses itens básicos, e oferecer assim, a oportunidade de debate sobre o tema, a fim de garantir o acesso à segurança alimentar e nutricional igualitário à toda a população brasileira, conforme São Tomás de Aquino defendia.

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3 Correções

  1. Oii, Isabela, bom dia! Vou corrigir sua redação por parágrafos e fazer observações em cada um. Qualquer incoerência, você me corrige, pode ser? Vamos lá! =)

    INTRO————————————————————
    –> contextualização: São Tomás de Aquino✔️
    –> contextualização + tema: “a questão do aumento dos preços da cesta básica brasileira contraria o ponto de vista do filósofo”✔️
    –> tese: “uma vez que no Brasil, apresente pessoas com dificuldades econômicas para adquirir alimentos básicos devido a sua alta considerável nos preços”✔️
    –> 1° problemática: insuficiência da Lei da segurança alimentar e nutricional✔️
    –> 2° problemática: falta de debate sobre a importância de garantir os itens da cesta ✔️

    OBS
    -> especifique quem é São Tomás de Aquino, embora saibamos, mas você precisa sanar quaisquer dúvidas que o corretor possa ter
    -> ausência de vírgula: “…alimentos básicos, devido a sua alta considerável…”
    -> ausência de vírgula: “Com isso, surge a dificuldade…”

    |FEEDBACK – INTRO|
    Nota-se seu conhecimento a respeito da estrutura padrão da introdução exigida pelo Enem. Muito bem, isabela! Não percebi nenhum erro ‘absurdo’ de gramática e você atendeu ao critério exigido corretamente.

    D1 (insuficiência da Lei da segurança alimentar e nutricional) —————————
    –> introdução da ideia: “que a insuficiência da Lei número 11346, lei essa que defende o direito de todos ao acesso de alimentos em quantidade suficiente, é um fator determinante para a persistência do problema.” (muito longa) ✔️
    –> citação: Aristóteles✔️
    –> afirmação: “o aumento dos preços dos produtos básicos na lista de compras não encontra a garantia na prática da Lei de segurança alimentar e nutricional”✔️
    –> opinião: ❓

    OBS:
    -> “lei essa que defende” –> “lei esta que defende” visto que ‘esta’ se refere a algo que está proximo do falante
    -> “produtos da básicos” ? -> “produtos básicos” (acredito que tenha sido um erro de digitação, sempre revise antes de enviar)
    -> sem erros de pontuação

    |FEEDBACK – D1|
    Você trouxe um ótimo repertório, mesmo entrando em contradição com o seu posicionamento, você soube interliga-lo muito bem, por meio do conectivo de contraposição. O que eu senti falta foi de uma argumentação mais trabalhada, ou seja, mais aprofundada. Quando você começou a opinar, ja finalizou o parágrafo, deixando aquele ‘gostinho de quero mais’. Acredito que isso se deu devido a introdução do D1, sua frase de efeito ficou muito longa, logo após, seu repertório ocupou, também, muito espaço, deixando sua argumentação restrita a poucas linhas. Prefira fazer uma abordagem mais descritiva do que dizer “dificultando a resolução do problema”. Especifique, com suas palavras, que problema é esse: “dificultando a resolução da questão da democrarização das cestas e….”

    D2 (falta de debate sobre a importância de garantir os itens da cesta) —————————
    –> introdução da ideia: “a falta de debate sobre a importância de assegurar os itens da cesta básica a preço acessível também se configura como um entrave no que tange o acesso igualitário aos itens.” (muito longa) ✔️
    –> citação: Primeira Lei de Newton ✔️
    –> afirmação: “Isso pode ser notado, uma vez que, o problema não é discutido e por isso, permanece apresentando aumento nos preços dos itens, sem indignação e debate sobre”
    –> opinião: ❓

    OBS:
    -> ausência de vírgula: “…a preço acessível, também se configura…”
    -> equívoco na colocação de vírgulas: “Isso pode ser notado, uma vez que o problema não é discutido e, por isso, permanece apresentando…” Cuidado com esses erros, pois, além de falhar na C1, por pontuação, afeta a compreensão da sua ideia e argumentação (C3 E C4). Ou seja, um erro de pontuação afeta 3 competências.

    |FEEDBACK – D2|
    Isabela, gostei do seu parágrafo. Achei muito criativo a ligação que você fez do princípio da Inércia com a realidade das cestas básicas, porém, acredito que outras citações cairiam bem mais, analisando o contexto do seu parágrafo. Se atente ao uso da vírgula, pois, se colocada em outros lugares, você pode passar uma ideia totalmente errada daquilo que você tem em mente:
    -Não vejo a hora de comer minha mãe.
    -Não vejo a hora de comer, minha mãe.

    CONCLUSÃO————————————————————
    –> ação: asseguração da Lei número 11346 | apresentar
    –> meio/modo: por meio fiscalizações | por meio de palestras para estudantes com nutricionistas
    –> agente: poder Legislativo | escolas
    –> finalidade: garantir o acesso à segurança alimentar e nutricional igualitário à toda a população brasileira
    –> detalhamento: ressaltando a importância desses itens básicos, e oferecer assim, a oportunidade de debate sobre o tema

    OBS:
    -> ficou praticamento um tópico frasal (sem ponto finais, o parágrafo ficou como sendo uma grande frase), visto que o unico ponto final que você colocou foi para separar a frase de efeito da proposta
    -> ausência de crase: às escolas
    -> erros de pontuação

    |FEEDBACK – GERAL|
    Isabela, sua redação está muito boa, mas você deve atentar-se à pontuação, pois isso afeta, consequentemente, várias competências. Você possui um bom dominio de conectivos e repertórios, so precisa organiza-los melhor, aprimorando mais a sua argumentação, pois isso é o que mais vale. Invista mais na sua opinião (indiretamente), pois é por meio desta, que o corretor vai ter noção do seu conhecimento de mundo, bem como do seu posicionamento a respeito do assunto em questão. Ainda, procure organizar melhor sua conclusão: encerre períodos e faz a ligação por meio de conectivos e, também, sempre responda aos 5 critérios exigidos. Lembre-se que o enem não obriga o autor a resolver os 2 problemas, basta um, mas de maneira completa. Continue treinando, você possui um ótimo dominio na escrita, com certeza irá sair muito bem no enem (se este for seu objetivo).

    C1: 160
    C2: 180
    C3: 140
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 800

    Essa nota é apenas representativa, visto que eu não tenho autoridade para tal ato. Atente-se às dicas/sugestões. Espero que tire algum proveito da correção e, qualquer dúvida, só chamar. Parabéns pelo texto! ❤️❤️

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  2. Olá boa tarde, gostei da sua redação com introdução comentando sobre personalidades históricas, seu desenvolvimento e conclusão a presentando leis além da presença de autoridades governamentais para tornar seu texto mais verídico, suas tese apresentada foi boa mostrando um bom ponto de resolução. Parabéns pelo seu texto, continue treinando e você conquistará seus sonhos Deus te abençoe.

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  3. olá, Isabel!
    Bom eu sou iniciante aqui, más vou da a minha opinião do que eu achei da sua redação, e peço que você possa me ajuda também corrigindo as minhas eu ficaria muito feliz e grata .
    Bom a escolha do tema foi muito boa, achei bem interessante.
    Gostei bastante da sua introdução, logo de cara você já cita algumas citações e isso é muito bom pra sua redação.
    A o seu desenvolvimento tá bom, alguns erros mais e você podia argumenta mais um pouco
    Sua conclusão gostei, mas ficou um pouco vazia, acho que você deveria da mais um complemento mais.
    750

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