No período no Brasil Colônia, a produção do tabaco foi umas das principais formas de economia, tendo um vigoroso aumento da produção e exportação. Portanto contribuindo para o tabagismo no país, oriundo de uma herança cultural perpetuada pela má influência da mídia sobre a sociedade que serve de incentivadora para o consumo. Nesse sentido, evidencia-se a análise da situação para a tomada de atitude contra os desafios para reverter a problemática.
Primeiramente, vale ressaltar que os dados apontam que 1,8 milhão de jovens já experimentaram um cigarro no Brasil segundo o Ministério da Saúde, tendo como principal motivo a necessidade de se provar que é “descolado” ou corajoso. Sendo esse contexto, resultado de um legado marcado pelo consumo exacerbado dessa droga legal, tal, trazido pelos colonizadores do país que precisavam garantir um mercado consumidor para seus produtos. Dessa forma a implantação do ato de consumir o tabaco se instaurou na cultura mais de forma positiva, do que pelos seus malefícios na saúde, sendo carreado até os dias de hoje.
A posteriori, se pode apontar o poder da mídia para a perpetuação dessa situação. Durante o século XX, as propagandas de cigarro, passavam a mensagem clara de associação do produto ao um estilo de vida glamoroso e moderno. Dessa forma, por mais que propagandas de cigarro tenham sido proibidas desde 2011, a mensagem transmitida pelos veículos midiáticos, através de séries e filmes ainda se perpetua como anteriormente, como na série Peaky Blinders, onde o personagem principal faz uso constate de cigarro e, é retratado com um conceito charmoso, o que chama a atenção dos jovens para o consumo na busca por essa ilusão.
Portanto, infere-se que medidas precisam ser tomadas para atenuar o consumo e a influência do tabaco na sociedade. Para isso, urge ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, na promoção de debates e palestras nas escolas, para a conscientizar jovens e adolescentes sobre os danos à saúde causados pelo consumo de cigarro. Sendo esses encontros, através de debates e com a presença de profissionais da saúde educacional, afim de promover o desenvolvimento do senso crítico, para tentar frear o avanço de fumantes no Brasil e se libertar do contexto histórico.
Yasminxvi
boa tarde!
não sou nenhuma corretora profissional mas vou deixar aqui a minha análise da sua redação.
1) a introdução me pareceu muito confusa, pois você não usou de forma correta a vírgula e os conectivos.
2) não consegui indentificar a sua tese na introdução, então os desenvolvimentos ficaram meio vagos como se fossem ideias aleatórias.
3) gostei dos repertórios utilizados e acredito que vc fez um bom encaixe no texto como um todo.
4) cuidado com as repetições de palavras isso desconta muito na sua nota.
continue praticando, bjsss
[email protected]
Olá boa tarde, não sou expert no assunto portanto não conseguirei lhe atribuir uma nota, mas vou comentar um pouco sobre sua redação. Primeiramente vi que você usou um contexto histórico do Brasil colônia, isso e muito bom pois traz historicidade e fatos verídicos para o texto, segundo você utilizou dados para defender sua tese e isso é importante deixando seu texto rico em informações, você citou em sua conclusão mais de um órgão do governo o que é muito bom também. No mais parabéns pela sua redação. Deus abençoe e continue assim 😊
Anaiara
Olá, tudo bem?
Deixarei algumas anotações sobre o que encontrei em sua redação:
1° parágrafo: Acredito que seria “do” ao invés de “no”. Repetição de Produção no mesmo período. Falta de vírgula após conectivo, e após sociedade.
2° parágrafo: Não é bom usar primeiramente. Experimentaram já trás consigo a ideia de uma vez, então aqui você pode colocar “o cigarro”. Trazido aqui se refere a droga então teria que ser trazidA. Poderias colocar colonizadores Portugueses, usar país aqui, te priva de usar em outros lugares no texto que você venha a precisar. Falta vírgula após o conectivo dessa forma. No geral o parágrafo está bem confuso, acredito que seja a maneira como você dispôs as palavras,falta um pouco de organização, em específico o último período: Você deve deixar a sua redação o mais clara possível para os corretores, de maneira a evitar ambiguidade e confusão, nesse parágrafo em específico a maneira como as informações estão podem ser mal interpretadas, especialmente se considerarmos que o corretor vai ler extremamente rápido, porque ele corrige pelo menos 200 redações por dia, então é melhor deixar bem claro sua argumentação.
Repetição de palavras, como cultura, Brasil.
3°parágrafo: Erro de concordância: “A um estilo”. Repetição de conectivo, uma opção seria usar o “assim sendo”. Repetição de cigarro, novamente. Terceiro período: Propagandas exige o artigo as, e repetição do termo “propagandas de cigarro”, repetição de mensagem. Não tenho certeza sobre usar os meios midiáticos para se referir a filmes e séries, normalmente esse está relacionado a informação, como as redes televisionadas e as redes sociais. Repetição de cigarro e consumo.
4° parágrafo: Repetição de conectivo. Repetição de consumo e tabaco. Seria promover, e em parceria deveria estar entre vírgulas. Repetição de consumo e cigarro de novo. Repetição de debates. A fim como finalidade é separado. Repetição de Brasil pela terceira vez. Proposta de intervenção contendo todos os agentes: Agente, ação, ( eu tive que ler três vezes para ter certeza que eu realmente tinha encontrado seu meio/modo) detalhamento e finalidade.
COMPETÊNCIA I: 160- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
COMPETÊNCIA II: 160- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIA III: 160- Argumentação consistente e Repertório sociocultural
COMPETÊNCIA IV: 80- Repetição de palavras e uso de conectivos.
COMPETÊNCIA V: 200- Proposta de intervenção.
TOTAL: 760.
Eu acredito que o maior problema com a sua redação seja a questão do vocabulário e a repetição assídua de palavras e termos, além do mal uso da vírgula, acredito que você seria duramente penalizada na C3 por ambos motivos, quando você usa tanta repetição isso confunde o leitor que tem que estar voltando sempre para conferir se já não leu aquela informação e, assim a leitura acaba ficando massante. Tente aumentar seu vocabulário lendo ou assistindo coisas que você gosta por uma perspectiva mais didática. Ademais, procure organizar melhor suas ideias para deixar o texto mais claro e menos confuso.
Espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato.
Parabéns pela redação e boa sorte! ^-^
Julia_Klein
Competência 1- 120 (Alguns erros gramaticais e acredito que seja melhor substituir “descolado” por algo mais formal, mesmo que entre aspas).
Competência 2- 160 (O texto foi muito claro e acompanhou o tema, porém achei os argumentos um pouco fracos, mais dados como a porcentagem de fumantes no Brasil ou coisas do tipo seriam mais convincentes).
Competência 3- 160 (Mesma justificativa da anterior)
Competência 4- 200 ( Texto bastante claro)
Competência 5- 160 (Proposta bem clara e detalhada)
Total- 800
Não sou especialista no assunto, mas espero ter ajudado. Boa sorte!