Iniciante

Automedicação em debate no século XXI

  • 3

(quem puder corrigir de acordo com o Enem, agradeço!)

 

 

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a Automedicação vem crescendo e apresenta barreiras, as quais dificultam os planos de More. 

Precipuamente, é fulcral pontuar que o problema da Automedicação no país deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação do Ministério da Saúde, juntamente com o Conselho Federal de Farmácia deveriam impor regras aos estabelecimentos que vendem indiscriminadamente medicamentos a população leiga no assunto.

Ademais, é imperativo ressaltar o excesso de propagandas incentivando a compra de medicamentos como, por exemplo um simples Paracetamol em doses altas podem causar lesões nos rins. Tal problema ocorre porque as pessoas podem os adquirir  facilmente nas farmácias. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, quase metade dos brasileiros (47%) se automedicam pelo menos uma vez por mês, e 25% faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que as propagandas contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a automedicação, necessita-se, urgentemente que o Legislativo poderia criar propostas de lei, com intuito de restringir as propagandas de remédios. Já a Vigilância Sanitária, deve intensificar a fiscalização em farmácias por meio de reuniões nos conselhos regionais de farmácia, a fim de punir estabelecimentos que não reterem dos consumidores receitas e venderem medicamentos indiscriminadamente. Desse modo, atenuar-se á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da automedicação, e a coletividade alcançara a Utopia de More. 

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde, Carlos!! Vou corrigir por parágrafos, conforme as competências do enem e, qualquer incoerência, você me corrige, pode ser ? =)

    INTRO————————————————————————–
    –> intro por citação: Obra Utopia, de Thomas More
    –> tese (bem estruturada com ligação da obra à realidade) : “No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a Automedicação vem crescendo e apresenta barreiras…”
    –> problemáticas a serem trabalhadas no D1 e D2: não identificadas

    OBS:
    -“automedicação” não precisa de inicial maiúscula
    -sem erros de pontuação
    -procure especificar suas problemáticas na introdução, assim, o corretor já saberá o que você vai tratar ao longo do texto, facilitando a correção

    D1————————————————————————–
    –> introdução da ideia: “problema da automedicação no país deriva da baixa atuação dos setores governamentais”
    –> afirmação da ideia introduzida: “no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências.”
    –> citação de autoridade: Thomas Hobbes e o dever do Estado
    –> opinião (final) : ?
    –> Carlos, ao ler o parágrafo, percebemos muitas causas do problema (automedicação), tais como:
    -sem mecanismos que coíbam tais ocorrências
    -falta de atuação do Ministério da Saúde
    -falta de atuação do Conselho Federal de Farmácia
    -venda indevida de medicamentos sem receita
    –> mas, o que eu senti falta foi das consequências de tais causas. Você soube fazer um ótimo uso do seu repertório, interligando suas ideias, porém, sua argumentação ficou vaga, justamente pela ausência da problematização que tais causas implicam.

    OBS:
    -ausência de crase: “…à população leiga…”
    -novamente, automedicação sem inicial maiuscula (não é nome próprio)
    -restrição às causas e escassez de consequências

    D2————————————————————————–
    –> introdução da ideia: “excesso de propagandas incentivando a compra de medicamentos”
    –> afirmação: sua citação do efeito paracetamol nos rins não condiz com o excesso de propagandas
    –> citação: Conselho Federal de Farmácia
    –> opinião (final) : “Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que as propagandas contribui para a perpetuação desse quadro deletério.”
    –> Você citou as propagandas no começo e no fim, enquanto no meio você falou da automedicação entre os brasileiros, sem fazer nenhuma ligação em >como “já que as propagandas contribui para a perpetuação desse quadro deletério.” como, de fato, elas contribuem para tal perpetuação ? Se você citou isso no começo do parágrafo, que é a introdução da ideia que você vai trabalhar, você precisa falar disso durante todo o parágrafo, sua citação (repertório) deveria ser algo relativo às propagandas como influenciadoras da automedicação.

    OBS:
    -ausência de vírgula: “…como, por exemplo, um simples…”
    -“paracetamol” também não precisa de inicial maiuscula (cuidado, isso afeta a C1)
    -“em altas doses” deve vir isolado entre vírgulas
    -ausência de vírgula: “Tal problema ocorre, porque…”
    -erro de concordância: “…as propagandas contribui…” –> “as propagandas contribuem”
    -você quase não usou conectivos, so identifiquei o “ademais”. Coloque um antes de “tal problema” e “tudo isso”, pois, além de enriquecer a estética do seu texto, são pontos na C4.

    CONCLUSÃO————————————————————————–
    -ação: criar propostas de lei | deve intensificar a fiscalização em farmácias
    -meio/modo: ? | por meio de reuniões nos conselhos regionais de farmácia
    -agente: Legislativo | Vigilância Sanitária
    -finalidade: com intuito de restringir as propagandas de remédios | a fim de punir estabelecimentos […] indiscriminadamente.
    -detalhamento: ? | ?

    OBS:
    -” Legislativo poderia cria…r” –> ” Legislativo deve criar…”
    -evite termos rigorosos como “urgentemente” e, ainda, este deveria estar entre vírgulas
    -o enem não obriga o participante a resolver as duas problemáticas, mas, se quiser, não ha problema algum. Entretanto, apesar de você ter exposto 2 propostas de intervenção, ambas estão incompletas.
    -evite mesóclise “atenuar-se á”, alguns corretores do enem não aprovam
    -fez uma boa retomada à introdução, deixando seu texto circular

    !…! Cuidado em propostas de proibição/restrição à sociedade, isso pode ferir os direitos humanos. Porém, como vc colocou a esfera legislativa à frente, isso faz com que a ação obtenha um caráter legal/legalizado, então, sem problemas.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 140
    C5: 160
    NOTA: 780

    Qualquer dúvida, só chamar. =)

    • 4
  2. Você demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro,com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    O tema foi desenvolvido por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano no que se diz respeito ao texto dissertativo-argumentativo.
    Dica:Melhorar a aplicabilidade e o detalhamento da proposta.
    No seu texto, na tese(introdução),faltou o que seria tratado no desenvolvimento 1 e 2, causando dúvidas quanto a competência 2, que trata de compreender a proposta e aplicar os conceitos.
    Parabéns pela escolha de palavras, porém evite usar palavras difíceis, apenas para mostrar que as conhece,pois algumas não encaixaram bem em algumas partes do texto, mas lembre-se, é importante ter um vasto vocabulário.

    • 1
  3. Boa tarde Carlos! ainda não e acho capacitada para corrigir de acordo com as competências do ENEM, por isso tentarei destacar alguns pontos e fazer ligação com as competências, ok?
    Primeiramente, parabéns pelo texto, muito bem estruturado e embasado.
    Percebi o cumprimento das exigências para um texto dissertativo argumentativo, boa argumentação, verbos em terceira pessoa, introdução, desenvolvimento e conclusão ok.
    Você exerceu bom domínio da norma culta da língua portuguesa(muitas palavras tive que pesquisar rsrsrs), percebi a presença e conectivos entre as frases e entre os parágrafos ( ademais, assim….).
    Percebi um bom desenvolvimento do texto, com as ideias apresentadas na tese. E também boa utilização de dados e boa conclusão.
    As sugestões que faço é em relação às siglas, Você pode citar os órgãos públicos e privados apenas pela sigla e significado entre parênteses da primeira vez e só pela sigla nas outras vezes.
    nota : 840.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.