Iniciante

Desafios enfrentados pelos deficientes físicos no Brasil

  • 0

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 6,7% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência física. Embora a porcentagem seja minoritária na sociedade, essa parcela da população enfrenta desafios nas cidades em que residem, visto que há lacunas a serem preenchidas. Dessa forma, em razão da falta de acessibilidade e de conscientização social, emerge uma questão complexa que precisa ser revertida.
 Primeiramente, é preciso salientar que a omissão de transitabilidade é uma causa latente do problema. Segundo o IBGE 4,7% das calçadas nacionais são acessíveis para os indivíduos com deficiência física. Diante disso, verifica-se uma lacuna infraestrutural em torno do empecilho, uma vez que a mobilidade do cidadão é dificultada pela ausência de investimento na área de infraestrutura urbana.
Ademais, outra causa que configura com a problemática é a ausência da conscientização social, no tocante ao respeito dos direitos dessa minoria. Segundo uma pesquisa realizada pelo Data senado, 77% dos portadores de insuficiência física relataram não terem os seus direitos respeitados. Sob essa perspectiva, uma lacuna educacional, uma vez que a escola não tem cumprido o seu papel no sentido de reverter e prevenir a questão.
Logo faz_se necessário que medidas sejam tomadas. Portanto, cabe ao Ministério da Economia juntamente com a prefeitura, promover melhorias nos espaços públicos, mediante parceria com empresas do ramo arquitetônico e investimentos na área. Além disso, cabe também a escola, como agente transformador da sociedade ,promover debates interdisciplinares sobre o tema,por meio de palestras ministradas por pessoas com deficiência física  e especialistas na área. Afim de tornar a população mas empático e a vida dos deficientes físicos menos desafiadora.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Tudo certinho? Espero que sim!

    Em primeiro lugar, te parabenizo pela ótima redação escrita! Continue desse jeito e sei que irá longe para conseguir seu objetivo. Sua introdução ficou bem bacana, mostrando dados do IBGE e relacionando ao tema.

    No segundo parágrafo, acredito que você poderia ter colocado um pouco mais de crítica, talvez dizendo do direito de ir e vir que os cidadãos possuem que está mal atendido pela falta de calçadas acessíveis aos pcd. Dados estatísticos podem ser algo muito repetitivo, então tente colocar um pouco mais de referências externas, além da pura estatística.

    Além dessa parte de dados estatísticos, tente colocar as chamadas “marcas de autoria” ao fim de cada parágrafo, justamente para ter uma argumentação mais forte e conseguir mais pontos nessa parte. Sobre a conclusão: está muito bem feita, mas, como o ENEM não cobra mais duas propostas, lembre-se de focar em colocar TODOS os elementos em pelo menos uma das propostas. Não faltou nenhum elemento, mas só para te lembrar de não acabar cometendo algum deslize que pode comprometer sua nota (lembrando que cada um dos elementos vale 40 pontos. Se esquecer um, já dá uma boa mexida na nota por bobeira).

    Sua frase final ficou meio “solta”, faltou conexão. Poderia ser mudada com algo como “com isso, espera-se que um aumento na empatia popular e uma diminuição dos desafios de deficientes físicos” ou em estilo parecido, apenas para não ficar solta e sem sentido aos olhos de algum examinador. Quando a expressão “a fim” se tratar de “com o objetivo de”, é separado, então cuide para não vacilar nisso (afim possui sentido de afinidade) e quando “mais” for soma, é com i no meio (mas possui sentido de porém). Pequenos detalhes que podem atrapalhar sua nota, mas que podem ser mudados sem muita dor de cabeça.

    Nota final: 840. Continue nesse caminho e sucesso em sua aprovação!

    • 0
  2. Olá tudo bem? Espero realmente que sim! Eu li a sua redação, e você tem um potencial enorme de tirar uma ótima nota, caso preste algum vestibular, porém,percebi algumas irregularidades que fariam sua nota diminuir muito.

    **A falta de parágrafos no seu texto, dificulta a leitura.

    ** Na conclusão a palavra “mas” foi usada indevidamente, esse “mas” é usado em caso de oposição, você poderia ter usado a palavra “mais” que é advérbio de quantidade e intensidade.

    ** Nas ultimas linha foi usada a frase “População mas empático” o certo seria “População mais empatica” , pois, empatia e população são substantivos femininos.

    ••Uma dica, quando o site é muito conhecido como o IBGE, você não precisa escrever o que significa a sigla, porém fica a seu critério.

    Não tenho experiências em corrigir redações, porém, se vc não concordou com as minha consideração , me manda mensagem, estou aprendendo também, e essa troca de conhecimento é fundamental,por esse motivo também não irei dar nota.

    • 0
  3. Obs.. um pouquinho confuso no final e cuidado com 2 dados do IBGE, sei que n tem muito haver mas é melhor uma coisa mais criativa. No mais, você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 860+

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.