DESAFIO PARA A FORMAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL (ENEM 2017)

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No filme “Hoje eu quero voltar sozinho” mostra cenas em que o protagonista, portador de deficiência visual, é isolado pelos seus colegas de classe. Infelizmente, isso ocorre também com os surdos devido à existência da barreira linguística em sala de aula sendo esta um desafio na formação acadêmica. Com isso, é preciso que seja incentivado e ofertado a estudantes e professores o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em vários níveis educacionais.

É relevante abordar, primeiramente que apesar de existirem escolas exclusivas para deficientes auditivos, grande parte destes não têm acesso a tal, logo, matriculam-se em instituições comuns de ensino. Contingente a Immanuel Kant, “o homem é aquilo o que a educação faz dele”, assim, um estudante surdo numa sala de aula onde há barreira linguística pode ter sua formação acadêmica afetada. Desse modo, ocasiona-se o isolamento e até abandono escolar, tudo isso pela falta de preparo e oferta de aprendizagem de Libras.

Simultaneamente, percebe-se que raras escolas ofertam aos estudantes e funcionários a aprendizagem de Libras, salvo os centros especializados e alguns cursos de graduação nas matérias eletivas. Adendo a uma reflexão do livro “A Sociedade do espetáculo” de Guy Debord: um espetáculo é incoerente à realidade social. Semelhante a isso, o Brasil possui a Libras porém, pequena parte da população a conhece, isso ocorre pela falta de incentivo a aprendizagem desta nas escolas.

Portanto, cabe ao Ministério da educação elaborar um projeto de lei que será entregue à Câmara dos Deputados propondo que as instituições de ensino do Brasil obrigatoriamente, a partir do ensino fundamental, por meio de aulas eletivas com professores especializados ofereça aprendizagem de Libras para os estudantes. Espera-se então, que os riscos de abandono escolar, isolamento e outros desafios na formação de surdos no Brasil sejam minimizados.

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6 Correções

  1. Oi, Lucas! Tudo certo?

    Primeiramente, gostaria de dizer que sua redação está muito bem escrita, parabéns! Acredito que a introdução tenha sido muito bem feita, mas, ao meu ver, falta uma vírgula na parte “sala de aula sendo esta”. No segundo parágrafo, sua abordagem relacionada à fala de Kant foi muito bem posta, mas ainda sinto um pouco de falta na parte de criticar o isolamento e a falta de preparo. Lembre-se disso para ter uma argumentação mais forte!

    Na terceira parte, está muito bem colocada sua referência, mas não há necessidade de vírgula após o porém. Pequenos detalhes que podem ser mudados quando se faz uma nova revisão do texto, então sempre cuide para não vacilar em coisas pequenas que podem te afetar muito na nota sz.

    Sua conclusão está perfeita, com todos os elementos bem visíveis e articulados entre si. No mais, te daria uma nota 920. Sucesso nos estudos e não desista! Estou torcendo por você!

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  2. Olá. Vou tentar apontar algumas melhorias em sua redação mas sou iniciante nisso então por gentileza releve… Comecei observando a questão da quantia de linhas em cada parágrafo, o certo para vc pontuar a mais na hora da correção e ter uma boa estrutura seria os 4 parágrafos como vc já fez, mas, desse modo: introdução com 7 linhas, desenvolvimento 1 com 7 linhas, desenvolvimento 2 com 7 linhas e conclusão com 9 linhas, assim, você vai pontuar mais. Em segundo lugar a construção da sua introdução está fraca e no meu ponto de vista está mais para uma conclusão na parte “Com isso, é preciso que seja incentivado e ofertado a estudantes e professores o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em vários níveis educacionais.” do que uma introdução, pois, você já está dando a solução e na introdução voce apenas apresenta o tema e o conecta com o desenvolvimento 1 e 2 , ou seja, sempre comece o D1 (desenvolvimento 1) com Inicialmente podemos entender que… ou podemos destacar que…, Inicialmente x representa um fator que coopera para… (retomando as causas ou consequências do problema citados na introdução). E no D2 (desenvolvimento 2) comece com Além disso, convém relembrar ainda ou cabe também ressaltar, nesse sentido, enfim, tente seguir essas dicas, pois, creio que te ajudariam. Canais do Youtube que recomendo: Luma e ponto, Mariane linhares e Poxalulu. Espero ter ajudado.

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  3. Notei alguns erros, creio eu… Bom, na introdução você basicamente não colocou uma tese, e no lugar dela colocou uma conclusão, não faz muito sentido.
    Vi alguns erros de crase e vírgula, mas isso você consegue resolver facilmente.
    Uma dica que eu te daria, é colocar uma tese detalhada, nos parágrafos argumentativos desenvolver bem cada aspecto citado na tese, começando com um tópico frasal, ajuda bastante.
    Lembrando que não nenhum profissional, mas creio que resolvendo esses problemas você conseguirá melhorar suas notas

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  4. Olá tudo bem? Espero realmente que sim! Eu li a sua redação, e você tem um potencial enorme de tirar uma ótima nota, caso preste algum vestibular, porém,percebi algumas irregularidades que faria sua nota diminuir

    Introdução:
    **Não sustentou bem seus argumentos, não os detalhou.
    **Não consegui encontrar a sua tese.
    ** Na sua introdução você usou argumentos conclusivos.
    Desenvolvimento:
    ** O uso indevido de sinônimos
    Conclusão:
    ** Acho que você foi bem, apresentou as competências exigidas, propondo a intervenção do problema.

    Não tenho experiências em corrigir redações, porém, se vc não concordou com as minhas considerações , me manda mensagem, estou aprendendo também, e essa troca de conhecimento é fundamental,por esse motivo, também não irei dar nota.

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  5. Ola, tudo bem?
    Eu vou lendo sua redaçao e colocando seus erros por paragrafo e linha

    Parágrafo 01
    Linha 01: não coloque “mostra”. Use palavras mais fluidas e mais profissionais, de preferencia algum sinonimo da que voce pensou ( sinonimos de mostra: exibi, apresenta e etc). Exemplo: No filme ”Hoje eu quero voltar sozinho” é apresentado ao público cenas em que o protagonista…”
    Linha 01: argumento nao sustentado, poderia ter colocado mais detalhes sobre o filme. Não tem conexão com o tema. Eu consegui entender o que você quis dizer, mas outras pessoas podem não conseguir.
    Por que ele foi isolado pelos colegas de classe? Poderia colocar o seguinte: ” No filme ”Hoje eu quero voltar sozinho” é apresentado ao público cenas em que o protagonista é isolado pelos colegas de classe devido a sua deficiência visual.”
    Se você não colocou o por que, não tem como relacionar com o tema e esse e o objetivo da argumentaçao.
    Linha 03: vamos lá, creio que não foi uma jogada muito boa você ter colocado a seguinte frase “Infelizmente, isso ocorre também com os surdos devido à existência da barreira linguística em sala de aula…”
    Poderia ser “Infelizmente, tal situação também faz parte do cotidiano de deficientes auditivos, devido”
    Linha 03: nada de crase, quem deve, deve a alguém ou alguma coisa, então é DEVIDO A
    Linha 04: em sala de aula e depois tem VÍRGULA
    Linha 05: não entendi por que você colocou uma conclusão no final da sua introdução ‘-‘. Se for para o Enem, teria que ter uma TESE, e tese é diferente disso que você colocou, está mais para um conclusão e certamente você perderia alguns pontos.
    Entenda, você deu uma resolução para o problema logo na introdução, sem nem explicar direito como ele é e como aparece (você explicaria isso com argumentos no seu desenvolvimento)

    Parágrafo 02
    Linha 01: inventar as palavras que a coerência começa a dar as caras ( Primeiramente, é relevante abordar que apesar…)
    Linha 03: a palavra “contingente” foi empregada de maneira errada
    Linha 04: comece a citação com letra maiúscula, além de que você escreveu ela errada, seria “O homem é aquilo que a educação faz dele”
    Linha 04: numa não, EM UMA
    Linha 05: barreiraS linguísticaS, não é só uma barreira que os deficientes auditivos encontram
    Linha 03: Adendo a uma reflexão do livro? É como se você estivesse falando ” Acrescentando a uma reflexão do livro”. Meio incoerente.
    Linha 04: vírgula após “espetáculo”
    Linha 05: “a Libras” fica muito estranho, como se você estivesse se referindo a MOEDA. Troque por “A linguagem de Libras”
    Linha 05: a vírgula é antes de porém, não depois
    Linha 05: acrescente UMA antes de pequena

    Parágrafo 04
    Linha 01: Ministério da Educação
    Linha 02: vírgula antes de “propondo”
    Linha 02: vírgula depois de “Brasil”
    Linha 03: obrigatoriamente o que? Propondo o que? Você não colocou, incoerência textual

    CONSIDERAÇOES FINAIS: Voce nao escreve mal, muito pelo contrario, porem nao sabe organizar as ideias e acaba bagunçando tudo. Estude o emprego da virgula e coerencia textual
    Suas argumentaçoes foram rendondantes demais a linguagem de Libra, e so essa a dificuldade que estudantes e cidadaos surdos tem? Poderia ter mais.
    Seus argumentos como o filosofo, o filme e o livro sao muito bons, mas forma usados de maneira artificial, por isso sua redaçao nao ficou tao boa. Tente reescrever e desenvolver MELHOR os mesmos argumentos (filme,citaçao e livro)
    Parabens!!!!!!!!!!!

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  6. ACHEI ÓTIMA SUA REDAÇÃO.

    Introdução : Boa escolha de repertório, não conseguir identificar muito bem sua tese.

    Desenvolvimento : Muito boa a escolha dos repertórios, não conseguir identificar dois argumentos, não ficou muito claro.

    Conclusão : Muito boa , usou os 5 elementos corretos.

    -Não me acho capaz de dar notas pois ainda estou iniciando.

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