Desigualdade social no Brasil: suas causas e consequências.

  • 1

Promulgada pela ONU em 1948, Declaração Universal dos Diretos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. Conquanto, a desigualdade no Brasil impede que a população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados imediatamente para que uma sociedade integrada seja alcançada.
Em primeiro plano, o Governo é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hodiernamente, ocupando a nona posição, seria radical acreditar que o Brasil não possuem governamentalidade eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado é claramente refletido na classe social. De acordo com IBOPE e UNICEF, instituto brasileiro de geografia e estatística, 27% das famílias que vivem com crianças e adolescentes afirmam que vivenciam momentos em que os alimentos acabaram. Ademais, 8% da população deixam de realizar alguma refeição por falta de dinheiro. Diante do exposto, em diversos outros aspectos, os lares onde eles vivem foram mais afetados pela crise econômica e social, ou seja, nenhum órgão superior foram ajudar famílias, onde crianças e adultos estão a mais de 4 à 5 dias sem se alimentar, e a solução para os governantes é abafar o caso ao invés de ajudar e acolher.
Faz-se mister, ainda, salientar a educação como impulsionador do problema. De acordo com Carlos Drummond de Andrade, “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Através desse trecho do poeta modernista, vê se que determinado problema se configura como um obstáculo na vida de muitos brasileiros. Diante de tal contexto, o Brasil tem suas limitações, assim como a educação. Muitos pais de família não consegue manter seus filhos na escola, outros não tem a oportunidade de estudar por se manter num ranking desfavorecida pela sociedade.
Infere-se, portanto, que o problema se mostra numa grande pedra a ser removida do caminho para o desenvolvimento. Nesse sentido, é imprescindível que o ministério da saúde deve ajudar aqueles que necessitam, por meio de cestas básicas, abrigos e também oferecendo consultas sem pagar nada. Com a participação do governo possibilitando bolsas 100% gratuitas para aqueles que pretende estudar ou se formar em alguma área dos seus sonhos, investindo na arrecadação de fundos públicos para toda a sociedade. Assim, promovendo oportunidades para todos que querem oferecer o melhor para sua casa. Dessa forma, o Brasil poderia superar a desigualdade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Vou tentar te ajudar corrigindo com as competências do Enem, ok?

    C1: 80
    Dica: Você pecou um pouco quanto ao uso das letras maiúsculas, que por vezes deixaram de ser utilizadas quando deveriam. Ex: pra se referir ao Ministério da Educação ou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
    -O trecho “De acordo com IBOPE e UNICEF, instituto brasileiro de geografia e estatística” ficou confuso, pois a forma que foi escrita deixou dúvidas: a pesquisa foi realizada pelo IBOPE, UNICEF e IBGE? e por que dar a sigla de todos menos do IBGE?
    -O trecho “Com a participação do governo possibilitando bolsas 100% gratuitas para aqueles que pretende estudar” na conclusão possui erros ortográficos, devendo ser substituído por “[…] aqueles que pretendem estudar”. E só mais uma dica, acredito que nesse caso não seria necessário a utilização do “100%” pois pode ficar um pouco redundante, apenas o emprego de “gratuitas” já remete que serão 100%.
    -O trecho “nenhum órgão superior foram ajudar famílias” deveria ser substituído por “nenhum órgão superior foi ajudar famílias”.

    C2: 120
    A dica aqui é procurar evitar períodos longos, tente adequar seus parágrafos entre 6-7 linhas (no papel), o segundo parágrafo ultrapassou bastante.

    C3: 180

    C4: 160

    C5: 160
    Total: 700

    Sua redação ficou boa, só prestar mais atenção nesses detalhes que uma hora o 1000 vem!!

    • 1
  2. Introdução: ótima apresentação do repertório e ótima tese, mas no último período da sua introdução você deve antecipar os argumentos que serão apresentados no decorrer do texto.

    D1: evite a palavra “hodiernamente” ela dificulta a leitura de seu texto e muitos corretores não gostam que a utilizem, aí você pode acabar perdendo ponto na C1, toma cuidado com isso;
    “nenhum órgão superior foram ajudar famílias” o correto seria “foi”;
    “é abafar o caso ao invés de ajudar e acolher.” expressão coloquial;
    Você desenvolveu muito bem o seu repertório porém sua argumentação ficou fraca, procure utilizar mais palavras que apresentem juízo de valor para enriquecer seu parágrafo.

    D2: “Faz-se mister” também é uma das palavras que não se aconselha utilizar, comi “hodiernamente”;
    Uma dica, para mostrar melhor a sua escrita ao invés de adicionar uma citação direta em seu parágrafo tente usar a citação indireta pois você terá mais liberdade na escrita;
    Mesmo problema do outro parágrafo, argumentação fraca mais boa apresentacao do repertório.

    Conclusão: primeiro período muito coloquial;
    “Ministério da Saúde” deveria estar em maiúsculo;
    Evite gerúndio;
    Muito bem! Você apresentou todos os elementos da proposta.

    Você consegue desenvolver muito bem seu texto mas deve procurar argumentar melhor e prestar mais atenção nos erros de português e nas expressões coloquiais.
    C1-120
    C2-120
    C3-120
    C4-160
    C5-200
    Total: 720, parabéns!

    • 1
  3. Boa noite, tudo bem? Parabéns pela sua redação. Você poderia separar os parágrafos pulando uma linha, facilita a leitura. Partindo do texto, dá para ver que você tem um bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, mas ainda assim faltou que você apresentasse uma tese e uma explicação e dos seus argumentos. Pode também deixar mais produtivo seu repertório.
    Parabéns pelo texto, bons estudos !!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.