A constituição federal de 1988, garante a todos os cidadãos o direito de ir e vir em segurança. Entretanto, no que tange a falta de acessibilidade para deficientes físicos hordiernamente,essa isônomia é quebrada. Haja vista, que a fragilidade na mobilidade urbana atrelada ao sentimento de impotência corroboram para graves mazelas sociais. Exposto isso, convém debater a temática e apontar soluções plausíveis.
É axiomático, que a ausência de mobilidade urbana adequada está entre as causas do problema suprecitado. Conforme um trecho de poema do escritor Carlos Drumond de Andrade “No meio do caminho tinha uma pedra”, observa-se que a mesma teoria pode ser vista na vida cotidiana de uma parcela da sociedade, que, vem enfrentando desafios diários devido a precariedade dos meios de locomoção. Assim, calçadas desniveladas, transportes públicos inacessíveis, ausência de pisos táteis,entre outros, gera nessa minoria o sentimento de Exclusão. É indigno observar o cotidiano limitado que os deficientes se encontram em pleno século XXI.
Por conseguinte, essa minoria tem se sentido cada vez mais incapaz de se incluir na sociedade. Segundo uma matéria publicada no site UOL em 2018, dados estatísticos mostram que apenas 1% dos deficientes físicos frequentam a escola em países subdesenvolvidos. Desse modo, fica visível o medo de ter que enfrentar diariamente diversos desafios para realização de tarefas simples, como andar pelas ruas por exemplo. Logo, é inquestionável que medidas sejam tomadas para mudança desse cenário caótico.
Portanto, cabe ao governo federal aumentar verbas como parte do PIB, para reformas de calçadas, adequação de rampas,pisos táteis e fácil acesso para ao transporte público, para que deficientes tenham facilidade de se locomover. Cabe também ao poder legislativo enrrigecer as leis que garanta o fácil acesso a espaços direcionados ao lazer e a educação para portadores de deficiência física, para que por fim possa se fazer valer a lei que garante a todos o direito de ir e vir.
AnaPGomesIniciante
A falta de acessibilidade para deficientes físicos: Como resolver esse problema?
Compartilhar
Doug.s.F
Você claramente tem uma otima escrita e sabe desenvolver bem à argumentação, provavelmente tire mais de 800 com o seu nivel atual, provavelmente chegue nos 900 facilmente tbm corrigindo algumas coisas. extiste alguns erros de ortografia mas nada que te prejudique em si, no caso o maior problema é a conclusão, ela não apresenta os requesitos para tirar os 200 pontos, vc apresenta 2 agentes mas não soube relacioná-los, eu indico se for colocar dois, fale ambos logo no inicio da conclusão e depois fale à ação,modo meio e etc